Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fernando Sarney desiste de ação contra jornal O Estado de S. Paulo

Redação Portal IMPRENSA - 18 de dezembro de 2009 - 18:29

Nesta sexta-feira (18), o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), divulgou um comunicado informando que desistiu da ação contra o jornal O Estado de S. Paulo.

Há 140 dias sob censura, o jornal estava proibido de divulgar informações sobre a Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, que corre em segredo de Justiça e investiga possíveis irregularidades do empresário.

No dia 10 de dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDF) que censurava o jornal, por considerar que não era a instância certa para a reclamação.

Na nota, divulgada pelo Terra, Fernando Sarney afirma que encaminhou à Justiça de Brasília desistência da ação que movo contra o jornal O Estado de S. Paulo. Ele afirmou que "a ação foi necessária para defesa de meus direitos individuais protegidos pela Constituição e sob a tutela do segredo de Justiça, reconhecidos pelo Supremo Tribunal Federal". Para ele, a decisão judicial representou uma "interpretação equívoca de restringir a liberdade de imprensa, o que jamais poderia ser meu objetivo".

"Para reafirmar esta minha convicção e jamais restar qualquer dúvida sobre ela, resolvi tomar esta atitude, considerando que a Liberdade de Imprensa é um patrimônio da democracia e que jamais tive desejo de fazer qualquer censura a seu exercício", concluiu o empresário.

Apesar da decisão de Fernando Sarney, o jornal mantém em seu site a tarja preta de censura. Procurada pelo Portal IMPRENSA, a assessoria de imprensa do Estadão informou que a direção do jornal está em reunião para se manifestar sobre a atitude do empresário.

SIGA-NOS NO Google News