Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/07/2015 13:00

Férias escolares: alimentação infantil precisa de cuidados extras

Portal Segs

Férias escolares é sinônimo de passeios e muita diversão para os pequenos. Nesta época do ano, as crianças gastam muita energia e uma boa alimentação é fundamental para garantir o agito da garotada. Como neste período alguns hábitos alimentares e horários das refeições são alterados pela ausência de uma rotina mais rígida, é preciso que os pais fiquem atentos.

De acordo com Flavia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, é muito importante manter os horários das principais refeições como o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. “Alimentar-se em horários determinados ajuda a reduzir a quantidade de alimentos ingeridos e a evitar o hábito de beliscar entre as refeições. Apesar do frio, o cardápio deve conter verduras e legumes, que podem ser consumidos com sopas e caldos, a fim de aquecer o organismo. Os legumes podem ainda ser preparados grelhados, assados e refogados”, recomenda. A especialista reforça, ainda, que neste período aumentam os episódios de gripes, resfriados e doenças respiratórias. ‘’O ideal é manter uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais, que aumentam a resistência imunológica, com boas fontes de vitamina C, como laranjas e mexericas”, alerta.

Flavia ressalta que os alimentos calóricos não precisam ser completamente abolidos durante as férias, desde que sejam oferecidos em pequenas porções. “O ideal é substituir alimentos muito calóricos pelos de baixa caloria e alto valor nutricional. Oferecer alfarroba, chocolate amargo (70%) ou barras de cereais ao invés do chocolate ao leite, preferir cereais integrais como a granola e aveia, com bebidas vegetais ou frutas liofilizadas em detrimento aos salgadinhos, bolachas integrais às recheadas e muffins zero açúcar no lugar dos bolos e doces excessivamente açucarados são boas pedidas para manter em dia a nutrição infantil. Verduras, frutas e legumes também não podem faltar no cardápio”, recomenda.

A seguir, a nutricionista dá algumas dicas para os pequenos aproveitarem ao máximo as férias com muita saúde. Confira:

DICAS
1 - Hidratação: Manter uma grande oferta de líquidos, como água e sucos;

2 - Sanduíches Naturais: Os lanches podem ser servidos durante o café da manhã e na parte da tarde, acompanhados de sucos. Os sanduíches podem ser feitos com queijo branco, beterraba, cenoura, tomate e outros alimentos coloridos e nutritivos. Outra boa ideia é oferecê-los nos intervalos das brincadeiras;

3 - Guloseimas: Para as crianças é recomendado evitar ingestão de alimentos com excesso de açúcar. As sobremesas não devem usadas como recompensas por um prato saudável. Opte por salada de frutas ou frutas assadas;

5 - Vitamina C: Incentive o consumo de alimentos ricos em vitamina C, que têm propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres. Recomenda-se a ingestão de frutas cítricas (acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula). A mistura dessas opções resulta em sucos refrescantes e saborosos. O ideal é não coar os sucos, para aproveitar integralmente as propriedades e vitaminas das frutas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)