Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Férias e ressaca pós-Enem tornam mais difícil vestibular da UFMS

Campo Grande News - 21 de janeiro de 2018 - 17:30

A ressaca pós-Enem e o ritmo de férias tornaram mais difíceis as provas da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), realizadas neste domingo. O exame, que marca a volta do vestibular pela instituição depois de oito anos de seleções via Sisu (Sistema de Seleção Unificada), está sendo aplicado na Capital e campi do interior.

“Achei difíceis as questões de Matemática e de Física”, avaliou o estudante Ygor Rodrigo de Almeida, 17 anos, que pretende cursar Educação Física. Ele admite que tem dificuldades em exatas, situação que foi agravada durante as férias. “Esqueci muitas fórmulas”, contou.

Na época das provas do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), Ygor, que terminou o Ensino Médio no Colégio Status, afirmou que estava melhor preparado. “Fomos muito cobrados na escola para o Enem. Depois que acabaram as provas, fiquei mais relaxado”, disse.

E foi nesse clima de relaxamento, próprio de férias, que o estudante foi encarar o vestibular da UFMS. Além dos problemas com as exatas, Ygor também se preocupa com a nota da redação. “A UFMS vai usar a nota de redação do Enem e fiz 680 pontos”, contou.

Em situação contrária a de Ygor, o candidato Amiel Enrique Gomes da Silva, 17 anos, que também estudou no Colégio Status, aposta, justamente, na nota de redação do Enem. “Esperava mais leitura e textos na prova. Achei a do Enem mais difícil”, compara.

Mesmo considerando o grau geral de dificuldade das provas do vestibular da UFMS abaixo ao do Enem, Amiel reconhece que poderia ter se saído melhor do que acredita que saiu. E, novamente, as férias têm papel central. “Em férias, a gente fica mais relaxado”, justifica-se.

Ele acrescenta que a divulgação do vestibular da UFMS ocorreu em intervalo curto de tempo. “Ficou corrido para estudar”, considerou.

Vestibular – O exame da UFMS consiste em 60 questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas na perspectiva interdisciplinar, envolvendo conteúdos referentes à proposta curricular para o Ensino Médio.

As provas estão sendo aplicadas nos municípios de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Para os candidatos ao curso de Música – Licenciatura, além da Prova Objetiva, será aplicada a Prova de Habilidades Musicais.

SIGA-NOS NO Google News