Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fenômeno raro que não acontecia há 40 anos atinge lavoura de soja de MS

Campo Grande News - 09 de fevereiro de 2016 - 08:30

(Foto: Vilson Nascimento/ A Gazeta News)
(Foto: Vilson Nascimento/ A Gazeta News)

Um fenômeno raro conhecido como “acomodação do solo”, foi detectado em uma lavora em Amambai, distante 360 km de Campo Grande. O fenômeno abriu uma fenda de aproximadamente 200 metros, fazendo com que o solo na área atingida baixasse cerca de um metro em relação ao resto da lavoura.

Conforme informações do site A Gazeta News, o fenômeno atingiu a lavoura de soja da Fazenda Alegrete, distante 30 km da cidade. O produtor da lavoura pode ter um prejuízo de pelo 55 sacas no local.

Além do barranco com borda de aproximadamente um metro que se formou ao longo da área, o solo no interior da região afetada também apresenta rachaduras o que indica que pode ocorrer novos afundamentos.

Com o risco de colocar maquinários para trabalhar no local, devido a instabilidade do solo, a única forma de realizar a colheita na área atingida passa a ser a manual.

O técnico agrícola da empresa Agrotec, Sérgio Costa Curta, apresentou uma explicação técnica para o fenômeno. A inconsistência do subsolo aliada à infiltração de água por conta das frequentes chuvas que tem caído na região é a explicação mais plausível para o afundamento da área.

"Fenômenos como esse já foram registrados em outras localidades do país e do globo terrestre, mas na região de Amambai é inédito, ou pelo menos não se tem notícia de casos semelhantes nos últimos quarenta anos", alega.

SIGA-NOS NO Google News