Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Feira do Empreendedor começa em Brasília

Sebrae - 13 de maio de 2005 - 13:56

O Circuito Nacional de Feiras do Empreendedor 2005 começa na quinta-feira (19), em Brasília (DF). O evento é o primeiro de mais 12 que serão realizados em outras capitais. A Feira reúne num mesmo espaço oportunidades de negócios, de investimentos, informações sobre abertura de empresa, de mercados e orientações técnicas e gerenciais para os visitantes.

Os coordenadores do evento estimam a participação de 235 expositores de segmentos variados da economia como, por exemplo, artefatos de madeira, tecnologia da informação e automotivo, entre outros. Cerca de 25 mil pessoas são esperadas nos quatro dias de evento, que ocorre de 19 a 22 de maio, no ExpoBrasília, no Parque da Cidade.

A Feira do Empreendedor no Distrito Federal leva o visitante a realizar a 'Trilha do Empreendedor', um caminho a ser percorrido que funcionará como uma espécie de passo a passo para se tornar um empreendedor. Nessa trilha, o visitante vai conhecer desde oportunidades locais até nacionais e internacionais, obter informações e orientação gerencial, tecnológica e financeira, receber capacitação para investir em um pequeno negócio, além de fazer contatos com parceiros para desenvolver seu empreendimento e chegar ao mercado.

A diretora do Sebrae no Distrito Federal, Ana Cristina Dusi, afirmou que o objetivo da Feira é atrair um público mais específico, que tem interesse em conhecer os diversos nichos de mercado para investir. "O próprio formato da Feira induz a isso com a Trilha do Empreendedor, ou seja, o passo a passo do empreendedorismo", aponta.

A Trilha terá apelos visuais lúdicos, para atrair ainda mais o interesse do visitante pelos novos negócios. O objetivo é estimular o visitante aproveitar as atrações de forma orientada e sequenciada. "Com isso, a idéia é que ele assimile as informações para fortalecer seus investimentos", afirmou Lucimar Santos, coordenadora do evento no Sebrae no DF.

O espaço de 22 mil metros quadrados estará dividido em seis estações. A primeira, chamada de 'Palmeira das Oportunidades', vai possibilitar que o visitante conheça oportunidades locais de investimento em dez setores da economia, que são mais atuantes no Distrito Federal. Informações sobre comércio varejista, vestuário, salão de beleza, turismo de eventos, agronegócios, empreendedorismo social, artesanato, alimentação, artefato de madeira, tecnologia da informação e automotivo.


Na segunda estação, conhecida como 'Morro das Possibilidades', o visitante vai obter informações sobre franquias, máquinas e equipamentos para melhorar seu empreendimento, representações comerciais, exportação e gestão comercial.


Na seqüência da trilha, vem a terceira estação, com a 'Fonte do Saber'. Ali, os empreendedores terão informação e orientação gerencial, como por exemplo, para a abertura de empresas, acesso ao crédito e consultoria. Além disso, informações sobre como o apoio tecnológico ajuda no desenvolvimento do negócio, com experiências de incubadoras de empresas, também estarão nesta estação.


A quarta parada da trilha, conhecida como a 'Colina do Fazer', levará o visitante a participar de cursos, palestras, seminários e oficinas de acordo com suas áreas de interesse. Ao todo, serão 135 cursos de capacitação nos quatro dias do evento.


No quinto ponto da trilha, a 'Ponte da União', o empreendedor terá acesso a instituições parceiras do Sebrae que auxiliam no desenvolvimento do setor produtivo. Na sexta e última estação está o 'Cata-vento do Sucesso'. Nesse espaço, o visitante terá à disposição praça de alimentação e uma vasta programação cultural. Ali será possível contatar os artistas que estarão se apresentando no palco principal, inclusive fechar negócios.


A diretora Ana Cristina Dusi acredita que, passando por todas as estações, o visitante da Feira terá mais segurança na hora de abrir um empreendimento. "Se todos tivessem condições de seguir uma trilha, um passo a passo antes de abrir um negócio, evitaríamos que muitas pequenas empresas fechassem suas portas tão rapidamente", pondera.


Em cada estação, o visitante terá a possibilidade de participar de outras atividades, tomando os escapes que ficam à margem da Trilha do Empreendedor. Esses escapes levarão, por exemplo, às carretas do Sesi, Senai e Sesc, onde ocorrem oficinas. No 'Lago da Reflexão', haverá um auditório destinado a palestras e seminários. Já no 'Campo dos Desafios', haverá uma parede de escalada para simular situações práticas de risco calculado. O espaço 'Bosque da Alegria' é dedicado ao apoio à Feira. No 'Túnel da Experiência', terá exposição do Sapiens Circus, um jogo virtual de gerenciamento de um município. Outro espaço é o 'Vale do Trigo', uma pequena feira dedicada à panificação.


Balanço
Em 2004, quando o Circuito completou dez anos de existência, foram promovidas 16 Feiras do Empreendedor, com a participação de 270 mil pessoas em todo o País. Esse número de visitantes representou um incremento da ordem de 104% em relação às sete Feiras do Empreendedor ocorridas no ano anterior. Cerca de 50 mil pessoas foram capacitadas pelos cursos oferecidos durante o Circuito, o que significou um número 66,6% maior que em 2003.



SIGA-NOS NO Google News