Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/06/2008 16:21

Feijão e carne são vilões da inflação, diz FGV

Os preços do feijão e das carnes estão subindo no varejo, e devem ser acompanhados de perto daqui por diante - pois serão algumas das principais pressões que podem puxar para cima a taxa do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) nas próximas apurações do índice. A análise é do coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas, Salomão Quadros.

De acordo com ele, entre a primeira prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) de maio e igual prévia em junho, a taxa de elevação nos preços das carnes bovinas passou de 1,71% para 5,37%. Ele informou ainda que foram observados fim de deflação de preços em feijão preto (de -1,22% para 5,91%); e feijão carioquinha (de -10,72% para 2,10%).

O economista alertou que essas pressões, nesses dois produtos, aparentam ser persistentes. Diferente dos comportamentos de preços dos alimentos in natura, a trajetória de preços de carnes e feijão não é muito oscilante. Além disso, esses dois itens têm peso expressivo na formação da inflação do varejo - principalmente as carnes.

A demanda por esses dois produtos está muito mais forte do que a oferta. No caso do feijão, esse produto teve elevação de 26,39% no atacado na segunda prévia de junho - taxa de elevação que, em parte, pode ser repassada para o varejo. Já as carnes bovinas acumulam alta de 32,15% em 12 meses até a segunda prévia de junho. "Um sinal preocupante é que não estamos ainda na entressafra desse produto, que começa em meados de agosto", completou.

Outro fator apontado pelo economista é que, quando o preço da carne bovina sobe, outros tipos de carne também mostram avanço de preços, acompanhando o preço da carne vermelha. Na passagem da segunda prévia do IGP-M de maio para igual prévia em junho, foram apuradas acelerações de preços em frango em pedaços (de 0,55% para 1,81%); e frango inteiro (de 1,69% para 2,59%).






Agência Estado/JP

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)