Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Feijão carioca e tomate foram os vilões da inflação semanal

Agência Brasil - 09 de abril de 2010 - 14:40

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu na primeira semana de abril em cinco das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas, segundo dados divulgados hoje (9).

O economista André Braz, que coordena a pesquisa, explicou que o aumento dos preços dos alimentos, principalmente in natura, foi o grande responsável pelo resultado e listou o feijão carioca, com alta superior a 20%, e o tomate, com reajuste de até 60%, como os vilões.

Em Porto Alegre (1,24%), Recife (1,67%) e Rio de Janeiro (1,08%) a taxa passou de 1%. Apesar da alta na capital fluminense, o índice ficou abaixo do registrado na última semana de março (1,10%).

Salvador (0,83%), São Paulo (0,90%) e Brasília (0,47%) também registraram alta nos preços, enquanto em Belo Horizonte (0,67%) a inflação foi menor, na comparação com a última semana de março.]

Braz lembrou que os alimentos in natura sofrem a influência das variações climáticas. “Não só com as fortes chuvas ou o calor intenso, mas com toda a sorte de problemas que vêm a seguir, como a proliferação de fungos e bactérias, diminuindo, assim, a oferta dos produtos e promovendo aumento de preços em curto prazo”.

Para o economista, as próximas medições do índice, ainda neste mês, devem detectar recuo nos preços dos alimentos, em função do clima mais ameno de outono. Ele estimou que até o final do mês o IPC-S deve chegar à metade do patamar atual, pois a expectativa de pressão é apenas do reajuste dos preços dos medicamentos, autorizado pelo governo desde 31 de março.

SIGA-NOS NO Google News