Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Federal Reserve põe US$ 30 bilhões à disposição doBrasil

Agência Brasil - 29 de outubro de 2008 - 17:41

O Banco Central do Brasil e o Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos da América) anunciam o estabelecimento de uma linha de swap de dólares americanos por reais no montante de US$ 30 bilhões, válida até 30 de abril de 2009. Esta linha, informa a assessoria de imprensa do BC, não implica condicionalidades de política econômica e será utilizada para incrementar os fundos disponíveis para as operações de provisão de liquidez em dólares pelo BC.

O anúncio de hoje (29) inclui também a Autoridade Monetária de Cingapura, o Banco da Coréia e o Banco do México, em montantes e prazos iguais. Dessa forma, esses bancos centrais, de economias emergentes com políticas econômicas responsáveis e importância sistêmica, juntam-se ao Banco da Reserva da Austrália, Banco do Canadá, Banco Central Europeu, Banco Nacional da Dinamarca, Banco da Inglaterra, Banco da Noruega, Banco da Reserva da Nova Zelândia, Banco da Suécia, Banco Nacional Suíço e ao próprio Federal Reserve, na rede global de swaps recíprocos de moedas, constituída com vistas a prover adequada liquidez aos respectivos mercados.

O acordo é parte da estratégia de atuação do BC no combate aos efeitos da turbulência financeira internacional sobre a economia brasileira e evidencia a importância da estreita cooperação entre autoridades monetárias na atual conjuntura internacional. A participação do BC nesse acordo, segundo nota divulgada pelo órgão, contribuirá para preservar o Sistema Financeiro Nacional das restrições de liquidez no mercado financeiro internacional.

O BC tomará as medidas regulamentares e operacionais necessárias para a implementação desta iniciativa, observando-se os limites e condições a serem estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional.


SIGA-NOS NO Google News