Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Federais do PSB somam 6,15% dos votos válidos

PSB - 03 de outubro de 2006 - 07:51

Faltando apenas quatro urnas a serem abertas, a soma dos votos em deputados federais e na legenda do PSB totalizava, às 16h de ontem (02/10), 5.732.422 votos. Esse número representa 6,15% dos votos válidos à Câmara dos Deputados - ultrapassando, com folga, os 5% necessários à cláusula de barreira (exigência legal para a sobrevivência partidária após estas eleições).

Um total de 5.519.236 eleitores optou por votar em candidatos a deputado federal do partido, enquanto 213.186 pessoas escolheram a legenda do PSB. O ex-ministro Roberto Amaral, presidente em exercício do partido, declarou que a vitória eleitoral do PSB se deve, principalmente aos militantes e às lideranças nos Estados, "e à cidadania, que entendeu nosso projeto e o significado histórico representado pela preservação de um partido da esquerda socialista".

Os 6,15% dos votos válidos obtidos pelo PSB garantiram não só a permanência da legenda no espectro partidário brasileiro, mas asseguraram também uma boa representatividade no Congresso Nacional: a próxima bancada começará a legislatura com 27 parlamentares federais.

Além disso, o partido conquistou um governo de Estado (Ceará, com Cid Gomes), uma cadeira no Senado (Espírito Santo, com Renato Casagrande) e disputará o segundo turno ao governo de dois estados: Pernambuco (com Eduardo Campos) e Rio Grande do Norte (com Wilma de Faria). Ao mesmo tempo, o PSB alcançou mais de 2% dos votos válidos para a Câmara Federal em 23 unidades da Federação (muito mais que nos nove estados exigidos pela Lei).

SIGA-NOS NO Google News