Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Federação Gastroenterologia alerta sobre udo de laxantes

Daniela Quintanilha / ABr - 21 de março de 2004 - 08:30

Tomar laxantes por conta própria pode ser um perigo. O costume do brasileiro, principalmente das mulheres, de tomar remédios que soltam o intestino para emagrecer está provocando o aumento do número de pacientes nas clínicas de Gastroenterologia. “Quem toma laxante não perde gordura. O máximo que perde é água e sais minerais”, disse o gastroenterologista Lino Rodrigues Júnior.

Quando o problema é intestino preso, o tratamento deve ser com o uso de remédio adequado indicado pelo médico, com a melhoria dos hábitos alimentares e educação postural. Segundo Lino Rodrigues, a prisão de ventre pode ser sintoma da diabete, problemas na tireóide, consumo de antiinflamatório, antiácido e sulfato ferroso.

Para orientar as pessoas sobre os riscos do uso abusivo de laxantes e a importância da procura de um médico para o tratamento de problemas intestinais, a Federação Brasileira de Gastroenterologia em parceria com uma indústria farmacêutica está fazendo uma campanha de conscientização. Com o tema “A busca do Equilíbrio”, a campanha vai orientar por meio de revistas, panfletos e anúncios na TV e no rádio sobre sintomas, causas, prevenção e tratamento desses problemas.

SIGA-NOS NO Google News