Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/01/2008 06:41

Febre: Morre em Goiânia espanhol que estava internado

Aécio Amado/ABr

Brasília - Morreu ontem Hospital de Doenças Tropicais de Goiânia (HDT) o espanhol Salvador Perez de la Cal. Ele tinha 41 anos e foi internado na quinta-feira (10) com suspeita de ter contraído febre amarela silvestre.

O espanhol começou a apresentar os primeiros problemas de saúde no dia 3 de janeiro, com febre alta e dores musculares. No dia 9, ele procurou atendimento no Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais) de Jardim Novo, na região leste de Goiânia e, constatada a gravidade do seu estado, foi encaminhado para o HDT.

De acordo com o diretor-clínico do HDT, o médico Wilson Moraes Arantes, Salvador Perez apresentava um quadro de febre, vômitos, diarréia e sangramento ao ser internado. “Ele chegou aqui, vindo da rede básica, com um quadro de febre, dor de cabeça, vômitos, dores musculares e cor da pele amarelada. Foram realizados exames que detectaram comprometimento de órgãos como rins e fígado” explicou.

Segundo o diretor-clínico do HDT, o estado de saúde de Salvador Perez rapidamente se agravou, levando a equipe médica a interna-lo numa unidade de tratamento intensivo, onde passou a respirar com a ajuda de aparelhos. No começo da manhã ele teve uma parada cárdio-respiratória e morreu.


Na avaliação do doutor Wilson Moraes, a rapidez com que o quadro se agravou, provocando a falência do fígado e dos rins, leva a crer que o paciente foi vítima de febre amarela. “As maiores suspeitas são de que o paciente tenha sido infectado por febre amarela silvestre” disse.

O diretor-clínico do HDT informou que Salvador Perez chegou ao país no dia 25 de novembro, onde passou alguns dias em Salvador. No dia 29 do mesmo mês viajou para Goiânia, com o propósito de comprar uma propriedade rural no município de Cristianópolis, a 103 quilômetros da capital. No dia 13 de dezembro, ele fechou o negócio. Treze dias depois foi até a fazenda, onde teve contato com muita sujeira, pois trabalhou na limpeza da casa, e passeou pela área de floresta da propriedade.

O médico Wilson Moraes disse ainda que o espanhol chegou ao Brasil sem ter sido vacinado contra a febre amarela, apesar de ter vindo para uma região endêmica. As regiões endêmicas são aqueles em que determinados tipos de doenças se manifestam constantemente, sem no entanto atingirem grandes contingentes de pessoas, mas também sem deixar de existir.

Ele informou ainda que a sorologia do paciente foi encaminhada para o Laboratório Central de Goiânia, que realizará os exames para determinar, no prazo de sete dias, a causa da infecção que resultou na morte de Salvador Perez.

O diretor-clínico do HDT disse que, como de praxe, o hospital já notificou a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde como caso suspeito de morte por febre amarela silvestre.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)