Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Febre amarela: Entenda o ciclo da doença

Agência do Rádio - 24 de janeiro de 2008 - 06:47

No Brasil, o vírus da febre amarela circula nas áreas silvestres, de matas e florestas. A cada seis anos, é normal existirem surtos da doença entre os macacos, devido ao fim do período em que os animais contaminados ainda estão sob a proteção dos anticorpos transmitidos pela mãe. O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Gérson Penna, dá mais detalhes sobre o assunto.

"A febre amarela urbana foi banida do País em 1942, desde então não se tem casos. O que temos nos últimos 12 anos, e é natural, decorrente do ciclo de nascimentos de macacos, é o aparecimento de casos de febre amarela silvestre, numa média de 30 casos por ano nos últimos 12 anos."

O secretário garante que todas as medidas possíveis para evitar a febre amarela urbana já foram realizadas.

"Todas as medidas que o ministério da saúde tomou, todas, foram revisadas e foram confirmadas por oito instituições e os dezesseis maiores especialistas no Brasil que já se posicionaram, vários deles na imprensa inclusive."

Todos os casos de febre amarela ocorridos neste ano, segundo o Ministério da Saúde, foram de pessoas que entraram em áreas silvestres sem estarem imunizadas. Para se proteger contra a febre amarela, a vacinação é o método mais seguro. A dose da vacina tem validade por 10 anos. O ministério não indica a revacinação antes desse período.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News