Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Febre amarela: descubra os sintomas e como se prevenir

Ipasgo - 15 de janeiro de 2018 - 10:40

Vai viajar nas férias? Procure seu cartão de vacina e verifique se está com a vacina de febre amarela em dia, entre outras. Nos últimos tempos, tivemos vários casos preocupantes de pessoas com febre amarela em alguns estados do Brasil. Por isso, antes de viajar, é importante saber se o local que visitará está com o foco da doença.

A febre amarela é uma doença viral transmitida através de mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. No meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti. E na área silvestre o principal vetor da febre amarela é o mosquito Haemagogus. Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.

Os sintomas dela podem ser confundidos com outras doenças como febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, mal-estar e em casos mais evoluídos icterícia (olhos e peles amarelados), hemorragia, insuficiência hepática e renal. Por isso se você não é vacinado, visitou algum lugar com o foco da doença e está sentindo esses sintomas, deve ficar em alerta.

Existe prevenção para essa doença: a vacinação. Ela é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. É importante vacinar 10 dias antes de viajar para algum lugar de risco de transmissão da doença. Além disso, ela é indicada para todas as pessoas que moram em lugares de risco da doença: zona rural da Região Norte, Centro-Oeste, estado do Maranhão, parte dos estados do Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

SIGA-NOS NO Google News