Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Febre amarela: brasileiros no Paraguai serão vacinados

18 de fevereiro de 2008 - 14:08

O governo do Paraná entregará, em data a ser agendada, cerca de 35 mil doses da vacina contra a febre amarela para os municípios de Santa Rita e Naranjal, onde vivem as duas maiores comunidades de brasileiros no Paraguai.

A medida foi tomada depois de confirmada a morte de macacos na região oeste do estado, vítimas de febre amarela. As doses foram repassadas pelo Ministério da Saúde, que dispõe de um setor voltado para dar apoio às situações de saúde em regiões de fronteira.

Na região de Foz do Iguaçu, considerada zona de transição, existem matas e florestas onde vivem macacos. A presença desses animais oferece maior risco de transmissão do vírus da febre amarela silvestre. Em Santa Rita e Naranjal vivem aproximadamente 40 mil pessoas que estão sem cobertura vacinal. O governo do Paraná está atendendo pedido do Consulado e da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade para ajudar os brasileiros que residem no país vizinho.

Nas zonas de transição no Paraguai não existe rotina de vacinação contra a doença, ao contrário do que acontece no Brasil. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, dos 10,2 milhões de habitantes no Paraná, 7,2 milhões estão imunizados contra a febre amarela , cerca de 71% da população.

Os dados foram computados a partir de 1999, quando a Secretaria da Saúde assumiu o controle da vacinação contra a doença, que antes era feito pelo Ministério da Saúde. Em todos os postos de Saúde do estado a população pode encontrar a vacina. Isso permitiu que o Paraná ficasse entre os estados de maior cobertura do país, segundo informações da secretaria.



Agência Brasil/AR

SIGA-NOS NO Google News