Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Febre aftosa: bovinos terão identificação individual

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 27 de junho de 2007 - 08:27

Portaria da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) obriga que os bovinos existentes nos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo tenham identificação individual. São os municípios onde foram registrados focos de febre aftosa em outubro de 2005 e que integram a chamada zona de alta vigilância.

A medida leva em conta a necessidade de saber o número real de animais existente nas propriedades destes municípios. A identificação dos animais será feita pela Iagro e as ferramentas serão fornecidas pelo órgão.

Os animais receberão dupla identificação, uma na orelha direita, através de brinco com numeração e código de barras e pino macho de cor vermelha e outra na orelha esquerda, com botton. Bezerros de até três meses de idade serão identificados somente com o botton. A responsabilidade de aplicação do brinco no animal, na próxima vacinação, ficará sob responsabilidade do escritório local da Iagro, mas o produtor terá de fazer solicitação prévia quando for movimentar o gado.

A escolha e distribuição da numeração para cada propriedade ficará a critério da Iagro. Após a identificação, o órgão fornecerá ao produtor uma relação de animais identificados em sua propriedade e a partir desta data toda e qualquer movimentação deverá obrigatoriamente ser identificada e relacionada individualmente e anexados aos documentos de trânsitos expedidos. Então a Iagro dará baixa no saldo da ficha do Produtor, obedecendo a legislação vigente para o trânsito de animais.

Brincos danificados e bottons deverão ser entregues ao escritório regional, para que este repasse à coordenação de Rastreabilidade em
Campo Grande, que tomará as providências cabíveis. A partir de hoje todos os produtores ou responsáveis por bovinos e bubalinos dos municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã estão obrigados a informar ao respectivo escritório local da Iagro todos os nascimentos e mortes, no prazo de 30 dias, a contar da data do evento. Os animais serão identificados na etapa de vacinação subseqüente ou para trânsito a pedido do proprietário.

Os animais que forem encontrados nos pastos dos municípios sem identificação serão sacrificados, sem indenização ao produtor, com exceção de quando foi comprovado que eles nasceram após a identificação da Iagro


SIGA-NOS NO Google News