Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/12/2015 13:00

Fazer dietas acaba com nossa habilidade de perceber fome e saciedade

Bolsa de Mulher

Nunca se falou tanto sobre dieta, restrição alimentar e nutrição como agora e, paradoxalmente, o número de pessoas obesas e com sobrepeso no mundo está mais alto do que nunca. Para a nutricionista francesa e brasileira Sophie Deram, Ph.D, especialista em comportamento alimentar e doutora em Endocrinologia, a cultura da dieta é uma das maiores responsáveis por isso.

Segundo explica, a restrição imposta pelo regime, seja de certos grupos alimentares, seja de quantidades, coloca o cérebro sob grande estresse. “Para o cérebro, esse é um estresse muito importante e vai trazer uma adaptação que, na verdade, é uma mudança de expressão de genes no cérebro. O cérebro vai se adaptar e vai fazer tudo para aumentar seu apetite, para fazer você ficar mais obcecado por alimentos, para procurar mais alimentos”, esclareceu a profissional em palestra do evento TED.

Isso ocorre porque, durante toda a evolução do ser humano, a gordura foi associada à sobrevivência, à proteção. Desta forma, o cérebro, que não entende que você está temporariamente de dieta para emagrecer, faz tudo o que pode para contra-atacar essa situação, que ele entende como um sinal de perigo.

Uma vez que o órgão passa a enviar mais e mais sinais de fome, esse sensor fica atrapalhado, o que nos leva a sentir fome o tempo todo e provoca compulsão alimentar e desejo por certos alimentos (especialmente os restritos na dieta). Consequentemente, a saciedade também fica comprometida, já que o sinal de fome aumentou e não é mais possível saber se seu corpo está ou não devidamente nutrido. Assim, você passa a ter medo de sentir fome, pois quase sempre terá o ímpeto de comer mais do que precisa, engordando.

“Estas adaptações permanecem depois que você para a dieta. Uma dieta muito restritiva pode desregular o seu centro da saciedade por um tempo muito prolongado e colocar você num círculo vicioso de efeito sanfona de perda e ganho de peso com a autoestima mais fracassada, mais gordura no corpo e mais apetite”, adverte a especialista em texto publicado em seu site.

Não é preciso comer de 3 em 3 horas

Sophie defende que este é outro hábito que confunde nossos sensores de fome e saciedade. Isso porque você deixa de escutar os sinais naturais do corpo e passa a impor alimentos nos momentos em que você acha necessário, mas que não são, necessariamente, os momentos em que seu corpo quer ser alimentado.

“Nossos avós tinham café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Eles tinham uma vida regrada com horários de rotina e não viviam vigiando o relógio, e sim os sinais de fome que sentiam. Pode ter certeza que não iam passar o horário do almoço sem precisar de um relógio para isso”, exemplifica Sophie.

O ideal, segundo a nutricionista, é treinar-se para comer quando estiver com um pouco de fome, mas não deixar que ela atinja o grau máximo, pois isso também é prejudicial

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)