Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/12/2010 06:53

Fazendeiro das "vacas voadoras” falece em Campo Grande

O pecuarista Francisco Antônio Maia da Cunha, de 66 anos, faleceu ontem em Campo Grande em decorrência de uma parada cardíaca. O fazendeiro ficou conhecido na década de 1980 pelas “vacas voadoras”, quando trouxe 300 vacas de avião para introduzir o leite tipo A em Mato Grosso do Sul há mais de 20 anos.

De acordo com a filha de Francisco, Maria Luisa, ele estava enfrentando um câncer e morreu nesta quinta-feira em Campo Grande.

Francisco ficou conhecido na década de 1980 por trazer de avião 300 vacas leiteiras dos Estados Unidos para Mato Grosso do Sul.

“Eram 300 novilhas em três jatos. Na época chamou muita atenção, porque meu pai podia ter comprado o gado aqui no Brasil, mas preferiu trazer do exterior”, conta Lucka, como é conhecida a filha do pecuarista.

Lucka acrescenta que o preço do gado no Brasil era muito superior ao valor praticado no exterior. \"Na época, chamou muita atenção, porque ele preferiu trazer o melhor gado holandês do mundo, da raça P.O.I., que custava mais barato no exterior e tinham mais qualidade\", disse a filha de Francisco.

O produtor rural contava com uma empresa produtora de sementes e estava à procura de um novo negócio. Quando soube que o governo norte-americano estava descartando novilhas por conta do excesso de produção de leite no país, Francisco fretou os aviões e trouxe o rebanho para Mato Grosso do Sul.

A fazenda, considerada modelo, fica no município de Terenos e tornou-se o terceiro laticínio de leite tipo A do Brasil. Francisco Maia da Cunha também é lembrado pela autoria do livro “Campo Grande – 100 anos de construção”, publicado no ano de 1999.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)