Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/04/2010 14:56

Fazenda brasileira no Paraguai é invadida e 4 são mortos

Campo Grande News/ Denis Matos

Quatro pessoas foram assassinadas na manhã de quarta-feira na Estância Santa Adélia em Horqueta, no centro-norte do Paraguai. A fazenda é de propriedade do empresário douradense Jorge Luiz Zanetti.

Os acusados da chacina são membros do EPP (Exército do Povo Paraguaio), grupo que se autodenomina “marxista-leninista” e opera em três estados paraguaios, próximos a região de fronteira.

De acordo com os jornais ABC Color, La Nación e Última Hora, o tiroteio ocorreu na manhã de ontem, por volta das 08h30, na Estância Santa Adélia, situada na Colônia Arroyito do município de Horqueta, a cerca de 150 quilômetros da fronteira seca com o Estado.

Entre os mortos está o capataz da fazenda Santa Adélia, em Horqueta, Osmar da Silva Souza, que está sendo velado em Dourados.

Também morreram no confronto o capataz da fazenda Guarani, o brasileiro Jair Ravelo de 35 anos, Francisco Ramirez, funcionário da mesma fazenda e o policial paraguaio Joaquin Aguero de 25 anos.

Os sobreviventes, por sua vez, são Juan Valiente, Alcides Agüero e Lucio Arce, este último, ferido de raspão na cabeça, sem gravidade.

Informações da imprensa paraguaia dizem que os guerrilheiros do EPP, estavam armados de fuzis AR 15 e M16 e surpreenderam os moradores da fazenda Santa Adélia e Guarani, ambos de propriedade de Zanetti que também é dono da Taurus, empresa de distribuição de combustíveis.

A identidade dos atiradores permanece desconhecida até o momento, porém, informações proporcionadas pela Polícia Nacional e repercutidas por todos os meios de comunicação do país vizinho dão conta de que seriam homens do grupo insurgente EPP.

Nas proximidades do local do combate, foi localizado um acampamento abandonado, às pressas, contendo objetos pessoais dos supostos “guerrilheiros” e restos de alimentos como carne e frutas. Os integrantes do EPP, acusados de múltiplos atos de vandalismo e sequestros nos departamentos (estados) de San Pedro e Concepción e são caçados por forças policiais.

Ejercito del Pueblo - O EPP se autodenomina “marxista-leninista” e opera em pelo menos três estados paraguaios. Documentos capturados por forças armadas paraguaias em Horqueta, Estado de Concepción, dão conta que o grupo surgiu com apenas 60 membros, mas agora já conta com um grande efetivo.

O grupo foi fundado em 1 de março de 2009. A data foi escolhida a dedo pelos líderes do movimento, porque é o dia em que se relembra a morte de Solano López, ditador paraguaio morto durante a guerra entre o Paraguai e os países da Triplíce Aliança, conhecida como Guerra do Paraguai, e que é um dos “inspiradores” do EPP.

(Com informações do site Sopa Brasiguaia e Mercosul News).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)