Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fazenda brasileira no Paraguai é invadida e 4 são mortos

Campo Grande News/ Denis Matos - 22 de abril de 2010 - 14:56

Quatro pessoas foram assassinadas na manhã de quarta-feira na Estância Santa Adélia em Horqueta, no centro-norte do Paraguai. A fazenda é de propriedade do empresário douradense Jorge Luiz Zanetti.

Os acusados da chacina são membros do EPP (Exército do Povo Paraguaio), grupo que se autodenomina “marxista-leninista” e opera em três estados paraguaios, próximos a região de fronteira.

De acordo com os jornais ABC Color, La Nación e Última Hora, o tiroteio ocorreu na manhã de ontem, por volta das 08h30, na Estância Santa Adélia, situada na Colônia Arroyito do município de Horqueta, a cerca de 150 quilômetros da fronteira seca com o Estado.

Entre os mortos está o capataz da fazenda Santa Adélia, em Horqueta, Osmar da Silva Souza, que está sendo velado em Dourados.

Também morreram no confronto o capataz da fazenda Guarani, o brasileiro Jair Ravelo de 35 anos, Francisco Ramirez, funcionário da mesma fazenda e o policial paraguaio Joaquin Aguero de 25 anos.

Os sobreviventes, por sua vez, são Juan Valiente, Alcides Agüero e Lucio Arce, este último, ferido de raspão na cabeça, sem gravidade.

Informações da imprensa paraguaia dizem que os guerrilheiros do EPP, estavam armados de fuzis AR 15 e M16 e surpreenderam os moradores da fazenda Santa Adélia e Guarani, ambos de propriedade de Zanetti que também é dono da Taurus, empresa de distribuição de combustíveis.

A identidade dos atiradores permanece desconhecida até o momento, porém, informações proporcionadas pela Polícia Nacional e repercutidas por todos os meios de comunicação do país vizinho dão conta de que seriam homens do grupo insurgente EPP.

Nas proximidades do local do combate, foi localizado um acampamento abandonado, às pressas, contendo objetos pessoais dos supostos “guerrilheiros” e restos de alimentos como carne e frutas. Os integrantes do EPP, acusados de múltiplos atos de vandalismo e sequestros nos departamentos (estados) de San Pedro e Concepción e são caçados por forças policiais.

Ejercito del Pueblo - O EPP se autodenomina “marxista-leninista” e opera em pelo menos três estados paraguaios. Documentos capturados por forças armadas paraguaias em Horqueta, Estado de Concepción, dão conta que o grupo surgiu com apenas 60 membros, mas agora já conta com um grande efetivo.

O grupo foi fundado em 1 de março de 2009. A data foi escolhida a dedo pelos líderes do movimento, porque é o dia em que se relembra a morte de Solano López, ditador paraguaio morto durante a guerra entre o Paraguai e os países da Triplíce Aliança, conhecida como Guerra do Paraguai, e que é um dos “inspiradores” do EPP.

(Com informações do site Sopa Brasiguaia e Mercosul News).

SIGA-NOS NO Google News