Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fausto considera assustador resultado de pesquisa da OIT

TST - 08 de janeiro de 2004 - 09:31

presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Francisco Fausto, considerou assustador o resultado da pesquisa divulgada ontem pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que aponta a existência de 19 milhões de desempregados na América Latina. “Acho que o resultado da pesquisa assusta e mostra que a falta de investimentos para a geração de empregos tem sido generalizada em toda parte do mundo” afirmou. “Aqui no Brasil podemos constatar que o desemprego vem subindo assustadoramente, ultrapassando a casa dos 13%, e isso é muito ruim até por que destrói o mercado interno”, salientou.

A pesquisa demonstra que a recente recuperação na economia de alguns países da América Latina - entre eles a Argentina - não foi suficiente para melhorar a situação do emprego na região. Jovens e mulheres são os mais afetados pela crise. Além disso, nos países em que houve melhora na oferta de emprego – caso do Chile e da Argentina -, a maioria das vagas foi preenchida por homens. Há informação de que os poucos postos de trabalho gerados não trouxeram melhorias para a qualidade do emprego. Houve aumento da informalidade, queda da renda e dos salários reais, aumento da carga horário e redução da produtividade.

Os jovens são os mais afetados pela crise do emprego que atinge os países da América Latina, segundo a pesquisa da OIT. O Brasil, ao lado de outros cinco países da região, está na lista dos que tiveram a situação piorada para os jovens em 2003. De acordo com a OIT, um em cada três jovens da região está desempregado. De um total de nove países pesquisados (Argentina, Brasil, México, Chile, Uruguai, Venezuela, Costa Rica, Colômbia e Peru), a taxa de desemprego entre jovens chega ao dobro da taxa de emprego total - que é de 11%. Em países como a Argentina e Chile, o desemprego juvenil aumentou, apesar de ambos os países terem registrado melhora na oferta de trabalho no ano passado

SIGA-NOS NO Google News