Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Faturamento dos supermercados cresce 3% no ano

Érica Sato / ABr - 25 de agosto de 2005 - 15:54

O faturamento das vendas dos supermercados acumularam aumento de 3,11% durante os sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado ontem (24) na capital paulista. Entretanto, a pesquisa revelou queda de 0,16% no faturamento das vendas em supermercados em junho em relação ao mesmo mês de 2004.

O ano de 2005 começou com "uma performance muito positiva", que consolidou um crescimento de 8% no primeiro trimestre sobre o mesmo período do ano passado, lembrou o presidente da Abras, João Carlos de Oliveira, em entrevista à Agência Brasil. De abril em diante, as vendas começaram a cair. Na opinião de Oliveira, "isso mostra que o mercado está retraído, o poder aquisitivo está diminuindo", e o reflexo nas vendas é a migração dos consumidores para faixas mais baixas de consumo.

João Carlos de Oliveira disse que o consumidor está substituindo produtos mais caros por outros, com preço menor, o que gera queda do faturamento em vendas.

Em relação ao mês de junho, houve um crescimento de 5,82%. Esse aumento pode ser explicado pelo calendário: "Foi um aumento esperado em função da sazonalidade dos dois meses. Junho é um mês com 30 dias, com feriados e julho, por ter um dia a mais (31), um final de semana a mais, que é muito forte no setor supermercadista, isto naturalmente já traria um aumento de vendas em julho em relação a junho", esclareceu Oliveira.

Segundo ele, a projeção é que, até o final do ano, o acumulado de 3,11% diminua, chegando a uma taxa de crescimento de 2% no faturamento das vendas deste ano.

SIGA-NOS NO Google News