Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/10/2013 08:00

Fase final da Olimpíada Brasileira de Matemática ocorre hoje

Ana Cristina Campos, Agência Brasil

Brasília - Estudantes de todo o país participam da terceira e última fase da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) neste fim de semana. Os vencedores poderão participar do processo de seleção para representar o país em competições internacionais de matemática. Hoje (20), as provas começam às 14h (horário de Brasília), em todo o país, com término às 18h30. A lista com os vencedores será publicada em dezembro no site da OBM (www.obm.org.br).

Os estudantes do nível 1 (6º e 7º ano do ensino fundamental) fazem uma prova discursiva com cinco questões a serem resolvidas em até quatro horas e meia. Os alunos do nível 2 (8º e 9º ano do ensino fundamental), do nível 3 (ensino médio) e do nível universitário (graduação) fazem duas provas discursivas, com três questões em cada dia.
Os participantes concorrem a medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Os medalhistas da OBM serão convidados a participar da 17ª Semana Olímpica, em janeiro de 2014, evento que dará início ao processo de seleção para representar o país em competições internacionais de matemática.

Em Brasília, 48 alunos fizeram a prova no departamento de matemática na Universidade de Brasília (UnB). Nathália Oliveira Pereira, de 12 anos, aluna do 8º ano do Colégio Militar, espera ganhar uma medalha. “Se for de ouro, melhor ainda,” disse. Ela é medalhista de ouro em duas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e ganhou menção honrosa na OBM do ano passado. “Matemática sempre foi minha matéria favorita. Eu me preparo muito para as provas.”

Para Vítor Amor Wolfgram, de 16 anos, que cursa o 3º ano do ensino médio do Colégio Podiom, só o fato de chegar à reta final já é um grande feito. “A prova é muito difícil. O nível é mais alto que o da prova do ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica]”.
A OBM é realizada desde 1979. Os objetivos são estimular o estudo da matemática, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática, onde estão os melhores estudantes de cada país na área.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)