Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/04/2016 13:08

Farmácias terão de divulgar remédios contraindicados em casos de dengue

Mayara Bueno, Campo Grande News
Relação de remédios contraindicados em caso de dengue. (Foto: Reprodução Diário Oficial do Estado)Relação de remédios contraindicados em caso de dengue. (Foto: Reprodução Diário Oficial do Estado)

Drogarias e farmácias públicas e privadas de Mato Grosso do Sul terão de disponibilizar a relação de remédios contraindicados em casos ou suspeitas de dengue. A normativa foi publicada por meio de uma resolução da SES (Secretaria de Estado de Saúde), no Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (4).

A determinação considera, dentre outros dispositivos legais sobre o assunto, o risco de agravamento do quadro de dengue, por exemplo, quando o paciente consome medicamentos a base de ácido acetilsalicílico. Esta substância é capaz de causar e agravar sangramentos e hemorragias.

Somando à isso, a situação de emergência por causa da dengue decretada pelo Estado no começo de 2016, além da necessidade de criar mais ações de combate.

As empresas deverão afixar a relação de medicamentos, de forma impresa e com caracteres legíveis na cor preta, nos balcões de atendimento e pagamento. O local deve ser visível e de fácil acesso para consulta dos pacientes.

Além da lista, o documento prevê aos estabelecimentos a disponibilização de material educativo do Ministério da Saúde sobre a dengue, zika vírus e febre chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypiti.

O Estado vive uma epidemia de dengue e registro de casos das outras duas endemias. A resolução inclusive faz parte de um conjunto de ações do comitê técnico de combate às doenças, instituído no começo do ano.

Os estabelecimentos terão 30 dias para se adequarem a norma, cujo cumprimento será fiscalizado pelos órgãos competentes do SUS (Sistema Único de Saúde). A resolução, bem como a lista, pode ser conferida no Diário Oficial do Estado, na página 55.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)