Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/12/2006 05:32

Farmácias podem receber contas públicas, decide TJ-GO

TJ/GO

"Os serviços prestados pelas farmácias e drogarias para o recebimento de contas públicas não representam risco ou prejuízo para a saúde pública a exigir a intervenção do órgão fiscalizador". O entedimento foi manifestado pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás ao julgar apelação cível em mandado de segurança na qual os apelantes Oliveira e Alves Ltda. e Clero de Oliveira Alves e Cia. Ldta. questionaram ato da Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Município de Aparecida de Goiânia proibindo drogarias e farmácias de prestar serviços (recebimento de contas) ou a venda de produtos alheios ao comércio farmacêutico. A decisão, unânime, foi relatada pela juíza Sandra Regina Teodoro Reis, em substituição no TJ, ao argumento de que a prática dessa atividade pelas farmácias e drogarias propicia maior comodidade aos usuários.

Os apelantes alegaram que são comerciantes no ramo de farmácia e drogaria e que exercem atividade de recebimento de contas dos consumidores (água, luz, telefone e outras ) nos referidos estabelecimentos através de convênio firmado com a empresa Rede Fácil - RTR do Centro Oeste Serviços Ltda. Em razão disse serviços foram autuados sob o argumento de que estariam praticando atividades em seus estabelecimentos sem a devida autorização legal. Aduziram que o ato da Vigilância Sanitária revestiu-se de ilegaliadde e inconstitucionalidade, uma vez que agiram fora dos parâmetros legais e constitucionais. Argumentaram ainda que o recebimento de contas públicas não desvia o foco principal dos negócios das farmácias.

A relatora ponderou que "é de se considerar que a prática dessa atividade pelas farmácias e drogarias propicia maior comodidade aos usuários, que passam a ter mais uma opção quando do pagamento de contas públicas, tendo em vista a flexibilidade dos horários desses estabelecimentos, e ainda, fogem do "stress", causado pela prestação do serviço deficitária dos bancos, quando promove o recebimento de tais contas, em virtude da ocorrência de intermináveis e longas filas".

A ementa recebeu a seguinte redação: "Apelação Cível em Mandado de Segurança. Direito Líquido e Certo. Cobrança de Contas Públicas (Rede Fácil) pelas Farmácias e Drogarias. Vedação Legal. Competência. 1 - A Lei 10.156/87 que dispõe sobre a atuação da vigilância sanitária não confere competência à autoridade/recorrida para fiscalizar e autuar as empresas que desenvolvem tais serviços, o que, conseqüentemente, torna líquido e certo o direito das recorrentes. 2 - Verifica-se que o serviço prestado pelas farmácias e drogarias, ao promover o recebimento de contas públicas, não representa risco ou prejuízo para saúde pública a exigir a intervenção do órgão fiscalizador (Vigilância Sanitária). Recurso conhecido e provido". Apelação Cível em Mandado de Segurança nº 100832-0/189 - 200601956170, em 6 de novembro de 2006. (Lílian de França)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)