Cassilândia, Segunda-feira, 27 de Março de 2017

Últimas Notícias

21/12/2006 05:32

Farmácias podem receber contas públicas, decide TJ-GO

TJ/GO

"Os serviços prestados pelas farmácias e drogarias para o recebimento de contas públicas não representam risco ou prejuízo para a saúde pública a exigir a intervenção do órgão fiscalizador". O entedimento foi manifestado pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás ao julgar apelação cível em mandado de segurança na qual os apelantes Oliveira e Alves Ltda. e Clero de Oliveira Alves e Cia. Ldta. questionaram ato da Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Município de Aparecida de Goiânia proibindo drogarias e farmácias de prestar serviços (recebimento de contas) ou a venda de produtos alheios ao comércio farmacêutico. A decisão, unânime, foi relatada pela juíza Sandra Regina Teodoro Reis, em substituição no TJ, ao argumento de que a prática dessa atividade pelas farmácias e drogarias propicia maior comodidade aos usuários.

Os apelantes alegaram que são comerciantes no ramo de farmácia e drogaria e que exercem atividade de recebimento de contas dos consumidores (água, luz, telefone e outras ) nos referidos estabelecimentos através de convênio firmado com a empresa Rede Fácil - RTR do Centro Oeste Serviços Ltda. Em razão disse serviços foram autuados sob o argumento de que estariam praticando atividades em seus estabelecimentos sem a devida autorização legal. Aduziram que o ato da Vigilância Sanitária revestiu-se de ilegaliadde e inconstitucionalidade, uma vez que agiram fora dos parâmetros legais e constitucionais. Argumentaram ainda que o recebimento de contas públicas não desvia o foco principal dos negócios das farmácias.

A relatora ponderou que "é de se considerar que a prática dessa atividade pelas farmácias e drogarias propicia maior comodidade aos usuários, que passam a ter mais uma opção quando do pagamento de contas públicas, tendo em vista a flexibilidade dos horários desses estabelecimentos, e ainda, fogem do "stress", causado pela prestação do serviço deficitária dos bancos, quando promove o recebimento de tais contas, em virtude da ocorrência de intermináveis e longas filas".

A ementa recebeu a seguinte redação: "Apelação Cível em Mandado de Segurança. Direito Líquido e Certo. Cobrança de Contas Públicas (Rede Fácil) pelas Farmácias e Drogarias. Vedação Legal. Competência. 1 - A Lei 10.156/87 que dispõe sobre a atuação da vigilância sanitária não confere competência à autoridade/recorrida para fiscalizar e autuar as empresas que desenvolvem tais serviços, o que, conseqüentemente, torna líquido e certo o direito das recorrentes. 2 - Verifica-se que o serviço prestado pelas farmácias e drogarias, ao promover o recebimento de contas públicas, não representa risco ou prejuízo para saúde pública a exigir a intervenção do órgão fiscalizador (Vigilância Sanitária). Recurso conhecido e provido". Apelação Cível em Mandado de Segurança nº 100832-0/189 - 200601956170, em 6 de novembro de 2006. (Lílian de França)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 27 de Março de 2017
Domingo, 26 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)