Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Farmácias não podem se adaptar à venda fracionada

Irene Lôbo / ABr - 13 de abril de 2005 - 14:27

Apesar de reconhecer que o fracionamento de remédios pode significar economia para o bolso do cidadão e do governo, o representante da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Marcos Levy, afirma que o país não está preparado para copiar o modelo já utilizado com sucesso por países como os Estados Unidos, o Canadá e a França. "Hoje e em curto prazo no Brasil não há a menor possibilidade de adaptação das farmácias, nem de que a indústria se adapte para fornecer este tipo de frasco, para que o fracionamento possa ser feito, pois seria necessário mudar uma linha de produção inteira e toda a forma como as farmácias trabalham", contesta.

O representante da indústria também acredita que o fracionamento deve ser mais discutido e não pode ser visto como uma "solução mágica" para a falta de poder aquisitivo da população. Ele diz que ainda não se estudou suficientemente o mercado para garantir a qualidade do medicamento fracionado. "O benefício econômico não pode vir à custa da segurança e qualidade. Não se pode trocar uma coisa pela outra. É preciso ter o benefício financeiro, mantendo-se os outros benefícios."

Uma outra preocupação do segmento industrial é a falta de fiscalização nas farmácias, já que o fracionamento de medicamentos exige condições específicas e a presença de um profissional farmacêutico. Em comunicado enviado à Anvisa, a Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma) diz que o principal prejuízo da medida é o retrocesso no controle de qualidade e procedência dos medicamentos, além dos riscos da superdosagem.

O diretor da Anvisa, Dirceu Mello, afirma que compartilha das mesmas preocupações da indústria, mas que o setor está entendendo lentamente a proposta do governo e aos poucos vai aceitar a proposição. "Teremos, sem dúvida, um período difícil para iniciar com grande força o processo e perceber as mudanças", reconhece.

SIGA-NOS NO Google News