Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Farmácias de manipulação serão fiscalizadas em MS

João Humberto, Campo Grande News - 07 de fevereiro de 2009 - 11:09

Nesse mês a SES (Secretaria de Estado de Saúde) começa a fiscalizar as farmácias de manipulação do Estado. Já as drogarias comerciais serão verificadas por técnicos da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária).

Segundo a gerente técnica da área de medicamentos da SES, Vivian Poppi, as farmácias de manipulação lidam com variados produtos químicos e por isso devem seguir rigorosos padrões de saúde e qualidade. Para garantir mais segurança ao consumidor é que as inspeções serão feitas.

Durante a inspeção são avaliados o controle de água, de matéria-prima, técnicas de esterilização e condições físicas do prédio. Caso a SES detecte irregularidades nas farmácias, modificações deverão ser feitas, seguindo prazos determinados e acarretando até mesmo o fechamento temporário do estabelecimento de saúde.

Já nas farmácias comerciais serão conferidos os medicamentos com data de validade vencida ou que foram suspensos tanto pela indústria como pela vigilância sanitária, além de qualidade no armazenamento e controle de medicamentos controlados.

Quaisquer irregularidades percebidas por consumidores em farmácias de manipulação poderão ser repassadas ao disque denúncia do Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) no número 151. As denúncias também podem ser feitas na vigilância sanitária das cidades.

SIGA-NOS NO Google News