Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Famosos apaixonados por seus pets colocam direitos dos animais em pauta

Saúde Plena - 17 de abril de 2016 - 16:00

Segundo um estudo da Universidade de Indiana divulgado em 2015, os gatinhos compõem a categoria de vídeos mais populares do YouTube, ultrapassando 26 bilhões de visualizações. Não é de se espantar, portanto, que os pets sejam chamarizes de curtidas e seguidores nas redes sociais, de pessoas anônimas e também de celebridades. Mesmo quem tem a rotina instável e vive em ponte aérea encontra espaço na agenda para o amor incondicional, que pode se tornar “motivo de vida”, como define a apresentadora de tevê Luísa Mell.

Em 2002, ela estreitou seus laços com os animais quando começou a apresentar o programa Late Show, que deu visibilidade aos maus-tratos e abandono. Nesses 14 anos de trabalho, Luísa resgatou milhares de bichinhos, divulgou a importância da castração para o controle populacional, além de aderir ao veganismo. A ideologia, que prega o fim do uso de ingredientes de origem animal, ela também transmite ao filho, Enzo. No mês passado, ele completou 1 ano de idade e a festinha de aniversário foi toda vegana.

O amor pelos animais culminou, em fevereiro de 2015, na fundação de um instituto que leva seu nome. Hoje, a entidade, que conta com mais de 500 voluntários, não recebe apoio governamental ou de qualquer empresa. Os gastos são arcados com doações de simpatizantes e compras na lojinha on-line #adotei, que oferece camisetas e outros mimos com temática pet. Ainda assim, a equipe conseguiu resgatar e enviar para novos lares mais de 600 animais no ano passado e realiza todos os procedimentos médicos com anestesia inalatória, modalidade mais cara. “Imagina se a gente tivesse o apoio privado e público?”, questiona Luísa. Ela critica ainda a atuação do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que não permite mutirões de procedimentos médicos gratuitos. “O conselho é um inimigo dos animais, atrapalha esse trabalho de vacinação sem custos”, diz.

Além dos resgates, a ativista acredita que um de seus legados é a conscientização. Ela conta que durante as feiras de adoção do Instituto Luísa Mell, muitas pessoas passeiam com cães que foram comprados por não saberem dos problemas das “fábricas de filhotes”. Depois de saberem dos horrores porque passam a maioria dos bichos, muitos optam pela adoção.

Para Luísa, isso prova a eficácia do que ela chama de “trabalho de formiguinha”, e lembra que quem apoia a causa pode fazer muito: com doações, se voluntariando ou ajudando no lobby político em prol dos bichos. Na última semana, a apresentadora esteve em Brasília lutando pela aprovação de um projeto de lei que pretende proibir em todo o país a eutanásia de animais saudáveis em zoonoses, prática cruel que tenta o controle populacional. “A gente entende que cada vida é sagrada. Por mais que não possamos salvar todas, uma já vale o trabalho”, comemora.

André Marques mora com Cuca, Thora, Banha, Gorda e Maria da Graça, cinco cadelas que dividem também a cama com ele. O carinho pelas mascotes visível pelo tempo dedicado por André. Ele recentemente participou de um programa de tevê em que mostrava sua rotina para alimentar a matilha, que não ingere comida industrializada. André estima que cozinha 100 quilos de comida semanalmente para elas, mas garante que o esforço vale a pena, pela saúde e pela satisfação das companheiras. Três das cadelas são da raça italiana cane corso, da qual André é fã desde 1998. Na época, ele ganhou do apresentador Fausto Silva um filhote da raça.

O pitbull Budapeste, 1 ano, tem até perfil próprio no Instagram, com mais de 35 mil seguidores, e também está na transição para a alimentação natural. Em 2015, Gabriela Pugliesi chegou a fretar um avião para que Budapeste a acompanhasse uma viagem a Itacaré, na Bahia. A companhia aérea que a musa fitness viajaria não transporta cães braquicefálicos, que têm a cabeça achatada e as vias respiratórias mais curtas. Ela, que não tinha mais cachorros por resistência da mãe, sempre compartilha nas redes sociais o dia a dia com o pit bull.

A atriz Fiorella Mattheis é outra entusiasta da causa. Atualmente, ela apoia os projetos Pró Patinhas e Amparo Animal. O engajamento de Fiorella surgiu após Maddox, gato de 9 anos que chegou à família por adoção. A atriz resgatou o felino ferido e sangrando na porta da casa dela em Petrópolis (RJ). O gatinho tinha uma infecção fúngica e passou três meses internado até se recuperar totalmente. Desde que recebeu alta, o bichano ganhou 5 quilos e está saudável. Chantal foi outra gata resgatada pela atriz, em 2010. Fiorella tem ainda outros dois gatos e oito cachorros, como o caçula Panda, um jack russell que ela ganhou do namorado, o jogador de futebol Alexandre Pato, há pouco mais de um ano. Fiorella atualmente mora em Londres, onde Pato atua, e providencia a mudança de todos os bichinhos de estimação para a capital inglesa.

SIGA-NOS NO Google News