Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Famílias dos primeiros imigrantes serão homenageadas

26 de agosto de 2008 - 12:57

As famílias dos primeiros imigrantes japoneses, que vieram no navio Kasato Maru - considerado o marco da imigração japonesa para o Brasil – serão homenageadas no dia 27 de agosto, no Ondara Buffet Palace, durante a Exponipo 2008 – II Mostra de Negócios e Cultura da Comunidade Nikkei. A vice-governadora de Okinawa, Asato Katsuko, e a comitiva participam do jantar e também serão homenageados pela colônia nikkei. O prefeito de Nagô-Shi, Shimabukuro Yoshikazu, presidente da Assembléia Legislativa de Okinawa-Ken, Shimabukuro Yoshikazu, também participam do evento de homenagens.



Serão homenageadas 32 pessoas descendentes daqueles que desembarcaram no país, em 18 de junho 1908, marco da imigração japonesa. “É uma forma de homenagearmos esses pioneiros, que desbravaram esta terra desconhecida”, comentou o presidente da Associação Okinawa de Campo Grande.



Confirmaram presença no evento, o governador de MS, André Puccinelli, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, o deputado estadual Akira Otsubo e o vereador Celso Ianaze.



Na ocasião um selo em homenagem aos cem anos da imigração japonesa no Brasil será obliterado pelos Correios. Uma réplica será entregue aos representantes da comitiva de Okinawa. O evento é promovido pela Associação Okinawa de Campo Grande com o apoio da Caixa Econômica Federal, Correios, Governo do MS e Sebrae/MS.



História

O Kasato Maru é considerado o primeiro navio a atracar no País trazendo os primeiros imigrantes japoneses. Foi em 1908 que o primeiro navio japonês ancorou no porto de Santos. Kasato Maru era o nome da embarcação que trouxe cerca de 165 famílias japonesas para trabalhar nas lavouras de café.



Fabiane Sato

SIGA-NOS NO Google News