Cassilândia, Quinta-feira, 04 de Março de 2021

Últimas Notícias

19/01/2021 19:00

Famerp imunizará nesta quarta voluntários da Coronavac que receberam placebo

O médico e pesquisador Maurício Nogueira diz que não é mais ético deixá-los sem a vacina

DL News
Maurício Nogueira, virologista e pesquisador da Famerp - Foto: DL NewsMaurício Nogueira, virologista e pesquisador da Famerp - Foto: DL News

Grupo do placebo
Fundamentais na busca pela primeira vacina contra a Covid-19 aplicada no Brasil, os voluntários que receberam placebo na fase de testes da Coronac, em Rio Preto, começam a ser chamados nesta quarta-feira (20) para a imunização de fato, se assim desejarem.

Questão de ética
"Não é mais ético deixá-los no placebo”, diz o médico virologista Maurício Lacerda Nogueira, que conduziu os trabalhos de pesquisa da Coronavac na Famerp, Faculdade de Medicina de Rio Preto. No total, 600 pessoas se dispuseram a tomar o imunizante "no escuro”.

Opção pessoal
De acordo com Nogueira, todos os voluntários serão chamados e questionados se querem ou não "abrir o cego”, ou seja, saber se tomaram o medicamento de fato ou o placebo. "Essa decisão será de cada um”. Quem tomou o placebo terá a opção de, então, receber as duas doses da vacina definitiva.

Ausente
Aliás, chamou a atenção a ausência do médio e cientista, que liderou o processo da pesquisa em Rio Preto, no evento festivo de lançamento da Coronavac na manhã desta terça (20), com as presenças do governador João Doria (PSDB), do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (PSDB), e mais uma vasta fauna de políticos e autoridades da cidade e região.

Ocupado
Questionado pelo DL News, Maurício Nogueira, que é um defensor intransigente da vacina e da ciência nas redes sociais, além de crítico aos políticos como um todo, disse que estava ocupado cuidando da questão dos voluntários e de trabalhos no processo de testes da Jansen, outro imunizante em andamento. "Meu trabalho é técnico. O assistencial e político é de outra alçada”, afirmou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 04 de Março de 2021
Quarta, 03 de Março de 2021
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)