Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Famasul se reúne com ministra do meio ambiente

Famasul Notícias - 05 de agosto de 2005 - 13:56

O presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Leôncio de Souza Brito Filho, na última quarta-feira (04/08), de uma reunião com a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva para discutir problemas que vêm tirando a tranqüilidade dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. A audiência foi agendada pelo presidente da Comissão Nacional do Meio Ambiente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) Assuero Doca Veronez que esteve presente juntamente com o diretor do Ibama, Valdir Gabriel Ortega e coordenador do Instituto Parque do Pantanal, Paulo Guilherme Cabral.

De acordo com Léo Brito, a ministra mostrou-se sensibilizada ao ver os autos de infração expedidos pelo Ibama contra os produtores da Bacia do Taquari, região norte do Estado com valores que ultrapassam os preços das propriedades rurais. Somente em 10 guias apresentadas a ministra as multas somavam R$ 8 milhões. “A ministra sugeriu que Famasul, os Sindicatos Rurais, o Ibama e o Ministério Público Federal unam as forças e realizem uma ação pró-ativa, um plano piloto nos municípios envolvidos, para que os problemas de conservação de solo e outros do meio ambiente sejam resolvidos”, disse Brito. Sem efetividade nas soluções apresentadas pelo poder público a Famasul e a CNA acreditam que não está descartada uma ação jurídica embasada na legislação ambiental vigente.

Sobre o pagamento da indenização dos produtores desapropriados em decorrência da criação de unidades de conservação como, por exemplo, Parques Nacionais e Estaduais, a ministra Marina Silva se comprometeu em estudar uma forma de resolver os acordos de indenizações rapidamente através de compensação de reserva legal que funcionariam como bolsa de créditos ambientais. Sendo efetivada a idéia, o modelo servirá de referência para outras regiões do país.

Eudete Petelinkar
Decom Casa Rural (Famasul Senar/MS e Funar)

SIGA-NOS NO Google News