Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Famasul repudia notícia de suspeita de foco de aftosa

Midiamax - 06 de outubro de 2007 - 14:26

A divulgação de um possível foco de aftosa em Campos no Rio de Janeiro foi repudiada pelo presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Ademar Silva Junior. Para ele, a informação não deveria divulgar “suspeitas” da doença. “Isso pode trazer graves conseqüências para o mercado de carne”, analisa o presidente.
Ademar argumenta que, apesar da mídia ter todo o direito de noticiar as informações, a matéria gera especulação no mercado de carne brasileiro e mundial. “O mercado é muito sensível a essas informações e é preciso cautela antes da divulgação. Essas informações podem refletir diretamente na arroba”, aponta.

Preço da arroba não deve cair

A análise do presidente é de que o preço da arroba não se desvalorize por conta da notícia. “Estamos num período de valorização da arroba. A estiagem, a falta de pasto e a falta de animais de confinamento aumentam o preço da arroba”, diz.

O presidente ainda coloca que há uma forte demanda por carne bovina no mercado externo e interno. “O preço continuará em ascendência”, analisa.

Aftosa no RJ

Conforme notícia divulgada pelo site O Globo, a Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro confirmou a suspeita de um foco de febre aftosa no município de Campos, região Norte Fluminense. Um bezerro na divisa entre Campos e o município de São João da Barra apresentou feridas na boca e no casco em uma fazenda.

Há dez anos não são encontrados focos da doença no Estado. A Secretaria de Agricultura informou que a maior chance é de que o animal tenha apenas ingerido uma planta tóxica, e que este seja um caso isolado, já que nenhum outro animal na área apresentou os mesmos sintomas.

SIGA-NOS NO Google News