Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Famasul recebe comissão e cobra direito à propriedade

Campo Grande News/ Aline dos Santos - 10 de março de 2010 - 10:55

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) cobrou o respeito ao direito de propriedade durante reunião com a equipe do CDDPH (Conselho de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Humana), ligado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, que veio ao Estado para verificar a situação dos indígenas.

“As propriedades rurais constituídas no Estado são legalizadas e documentadas. Estamos constantemente abertos ao diálogo, desde que respeitado o direito de propriedade e a legalidade constitucional”, afirmou o vice-presidente da Famasul, Eduardo Riedel.

Coordenado pelo vice-presidente do CDDPH, Percílio de Sousa Lima Neto, o grupo veio ao Estado conversar com lideranças indígenas e produtores rurais. “Queremos estimular o diálogo entre as partes”, ressaltou Neto.

Durante a reunião, realizada ontem, Eduardo Riedel ressaltou que há sentimento de insegurança por parte dos produtores rurais, que aguardam definições de áreas em litígio e esperam uma solução legal para os ressarcimentos. “Em Mato Grosso do Sul a titulação de terras é muito antiga. Aqui não há posseiros”, salienta Riedel.

Os produtores rurais levantaram três pontos principais sobre a questão indígena: a busca por uma solução dos conflitos pendentes, o ressarcimento de terras já desapropriadas e a atuação dos grupos de trabalho da Funai nos estudos de desapropriação. O grupo chegou na segunda-feira ao Estado e visitou reservas indígenas em Dourados.



SIGA-NOS NO Google News