Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/04/2007 14:23

Famasul quer recursos dos Fundersul para combater aftosa

Entre as propostas apresentadas ontem, aos deputados estaduais que representam a bancada do agronegócio em Mato Grosso do Sul, os produtores rurais propuseram que o Fundo para o Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de MS (Fundersul) seja utilizado para a sanidade da pecuária e da agricultura do Estado.

“Somos contra o imposto, onde só o produtor rural é penalizado. Esse imposto é injusto, mas como ele é irrevogável, queremos que ele seja revertido em prol da atividade agropecuária. A sanidade precisa de recursos e não podemos depender da burocracia para reverter a situação que estamos sofrendo hoje”, ponderou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Ademar Silva Junior.

O Fundersul é um imposto criado em junho de 1999 para conservação e recuperação de estradas estaduais. Os recursos do Fundo seriam adquiridos através da contribuição de usuários diretos da malha viária estadual: os produtores rurais, os proprietários de frigoríficos e dos postos de combustíveis. Funcionaria como uma espécie de “pedágio” que incide sobre o ICMS nas operações internas de produtos agropecuários e de combustíveis.

O dinheiro arrecadado através do Fundo seria destinado exclusivamente para investimentos em melhorias nas estradas, sendo ilegal qualquer uso que venha a ser feito e que não tenha como objetivo este fim. A Lei previa que Fundo teria vigência de dois anos, ou seja, de junho 1999 a junho de 2001, e se o Governo tivesse a intenção de continuar aplicando-o seria necessário passar por uma nova aprovação na Assembléia Legislativa Estadual.

Em julho de 2001, foi mandado projeto de lei à Assembléia Legislativa para aprovar a prorrogação do fundo por mais dois anos. De lá para cá, o Fundersul passou por outras modificações e a polêmica foi gerada, depois da notícia que parte desse imposto seria utilizado para quitar dívidas do governo anterior com a Petrobrás. “Em nenhum momento foi trazida essa questão de pagamento de dívidas com a Petrobrás com o dinheiro do Fundersul”, esclareceu o deputado estadual, líder da bancada do agronegócio, Reinaldo Azambuja (PSDB).

O presidente da Famasul esclarece ainda que a utilização do Fundersul para a sanidade também agiliza a ação dos produtores rurais quanto às questões referentes às indenizações. “Até agora, os R$ 20 milhões estão parados e provavelmente isso ainda deve demorar uns 15 ou 20 dias para chegarem aos pecuaristas”, avaliou o presidente.

Ademar destacou que agilizar os processos de sanidade animal e vegetal é uma das exigências do Escritório Internacional de Epizootias (OIE) e também dos mercados consumidores Europeus. “Nossa carne tem qualidade, mas temos que cumprir as determinações e exigências do mercado internacional para crescer”, destacou.


MS Notícias

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)