Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/10/2012 11:05

Famasul orienta produtor a não pagar royalties da soja

Campo Grande News

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) e a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS) estão orientando os produtores de Mato Grosso do Sul para que aguardem e não realizem o pagamento do boleto de cobrança dos royalties do mês de outubro referentes à soja Roundup Ready (RR), produzida pela Monsanto. A multinacional cobra royalties pela utilização das sementes de soja modificadas geneticamente, os chamados transgênicos.

A orientação decorre de decisão da Justiça de Mato Grosso, que concedeu liminar à Famato (Federação de Agricultura e Pecuária do MT), suspendendo a cobrança de royalties em MT até o julgamento do mérito da ação.

De acordo com o presidente da Aprosoja/MS e diretor da Famasul, Almir Dalpasquale, a recomendação é de que o pagamento seja suspendo temporariamente. “Orientamos aos produtores que não efetuem o pagamento até termos uma definição em relação às discussões ou negociações já encaminhadas no sentido de suspender efetivamente a cobrança no Estado”, comentou.

Segundo os cálculos da Aprosoja/MS, 95% da soja cultivada no Estado possui tecnologia Roundup Ready.

A liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de MT suspende a cobrança, por parte da Monsanto, de royalties, sobre as sementes com as tecnologias Roundup Ready e Bollgard I (BT). Os royalties são valores pagos pela utilização de determinados direitos de propriedade. A suspensão atende alegação da Famato de que o direito de propriedade intelectual relativo à tecnologia RR venceu em setembro de 2010, tornando-a de domínio público.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)