Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Famasul não concorda com notificações aos sojicultores

Fabiane Sato - 29 de março de 2007 - 20:48

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Ademar Silva Junior, não entendeu a ação do presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) ao informar a imprensa quanto às notificações aos sojicultores sobre o vazio sanitário. “Estamos em plena colheita, e ainda faltam 90 dias para que se inicie o vazio sanitário. Como ele já notifica os produtores rurais?”, questionou o presidente.

O vazio sanitário, a exemplo do Mato Grosso, foi uma solicitação dos próprios produtores rurais para combater a ferrugem asiática. O presidente da FAMASUL frisa que a princípio, a Iagro deveria orientar os produtores e não notifica-los. “Creio que há um equívoco nessa informação repassada”, frisou.

Entre 1° de julho e 30 de setembro, os sojicultores devem tirar qualquer plantas de soja remanescente para combater a doença. “As notificações só poderiam vir depois que os técnicos verificassem nesse período a presença de plantas de soja”, explicou Ademar.

A FAMASUL envia amanhã um ofício para a Iagro para alerta-lo sobre a notificação, antes do fim da colheita da soja.

SIGA-NOS NO Google News