Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Famasul esclarece sobre ITR e ADA

Famasul - 21 de setembro de 2007 - 13:56

Numa iniciativa de esclarecer as dúvidas dos produtores rurais e fazê-los saber um pouco mais sobre as ferramentas de contabilidade do setor rural, a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) tem levado palestras sobre o assunto, no interior do Estado, a convite dos Sindicatos Rurais.

As alterações na legislação para a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) vêm ocorrendo desde 2000. “O ITR 207 veio com uma novidade: no item 18, pede-se o número de protoco lo do Ato Declaratório Ambiental (ADA), que incide sobre as áreas de desconto, como, por exemplo, áreas de preservação permanente”, explica a assessora de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Janaína Pickler, que tem ministrado as palestras juntamente com o gestor de Projetos, Robson Souto.

Segundo Janaína, “muitos produtores ficam na dúvida se declaram ou não o imposto. A FAMASUL oferece orientações e esclarece dúvidas, mas a decisão final é de cada um”.

No dia 11 de setembro, a palestra foi levada a Dourados e, no último dia 18, a São Gabriel d’Oeste. O engenheiro agrônomo da 3A Engenharia, Luiz Carlos Lopes Ferreira, a acompanhou e também prestou esclarecimentos. Hoje, a palestra será em Jardim às 17 hs, na Associação Comercial, e às 20 hs, no Sindicato Rural de Bonito.

SERVIÇO

A declaração do ITR pode ser feita até o dia 28 de setembro pela internet, no endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br, pela Caixa Econômica ou Banco do Brasil (através de disquetes) ou pelos formulários preenchidos e entregues nas Agências dos Correios.


SIGA-NOS NO Google News