Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Famasul diz que Apa pode causar desemprego na região

Fabiane Sato, assessoria - 03 de agosto de 2009 - 05:30

A Federação da Agricultura e Pecuária de MS – FAMASUL – está preocupada com as restrições econômicas que possam surgir nos municípios localizados ao sul do Mato Grosso do Sul, com a criação de diversas Áreas de Proteção Ambiental (APAs). O presidente da FAMASUL, Ademar da Silva Junior, organizou no sábado (1°) uma reunião de emergência com a assessoria jurídica e departamento técnicos e solicitou o real impacto das APAs para as atividades econômicas.



O diretor-secretário da entidade e responsável pela Comissão de Meio Ambiente da entidade, Dácio Queiroz, lembrou que a criação pode gerar desemprego, uma vez que a APA restringe algumas atividades econômicas na região. “Já fui prefeito e sei que, apesar de alguns benefícios fiscais para as prefeituras com a criação da APA, os prejuízos econômicos e sociais acabam se sobressaindo com a criação dessa área. Dessa forma, a prefeitura perde”, explicou.



O diretor comentou ainda que as perdas econômicas com a falta de movimentação econômica geram prejuízos financeiros ainda maiores para as prefeituras e para os municípios. Os moradores dos municípios de Coronel Sapucaia, Japorã, Paranaíba, Mundo Novo, Eldorado, Sete Quedas, Tacuru, Amambaí e Iguatemi devem ser prejudicados com a criação das APAs nessas localidades.



O que é APA?

Uma APA é uma "Área de proteção ambiental", um dos tipos de Unidade de Conservação estabelecidos pelo poder público. Numa APA é permitida a ocupação da área protegida, mas as regras restringem a exploração de algumas atividades econômicas. Sua implementação se iniciou na década de 80, com base na Lei Federal nº 6.902, de 27 de abril de 1981.

SIGA-NOS NO Google News