Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Famasul critica mudança de emissão de GTA's

06 de setembro de 2006 - 15:40

A sobrevivência da agropecuária em Mato Grosso do Sul está com os dias contados. A portaria 1.056, de 30 de junho de 2006, trouxe mais um empecilho para que os pecuaristas do Mato Grosso do Sul comercializem seu rebanho. Os produtores precisam ir à cidade de origem de suas propriedades para emitir a Guia de Trânsito de Animais (GTA). Trabalho a mais para os produtores, principalmente para os pequenos e médios pecuaristas.

“O problema está na via-crucis que o produtor enfrenta. Quem tem residência em Campo Grande e propriedade rural em Corumbá, precisa ir até a cidade para emitir a Guia para transportar o gado”, explica o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Ademar Silva Júnior.

Conforme denuncia o presidente da entidade, os custos para os produtores aumentam consideravelmente, uma vez que para transportar o rebanho, sem contabilizar os gastos com o transporte do proprietário da fazenda que mora em cidade diferente de sua propriedade rural, é de R$ 7,12 por boi (cálculo feito através da média dos impostos; valor considerado em cima do transporte do boi gordo).

Informatização

Enquanto a produção agropecuária investe em novas tecnologias de plantio e criação de gado. A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal parou no tempo. “O governo gasta com impressão de talões de GTA e notas fiscais, quando um software e acesso a internet poderia minimizar os gastos para toda a sociedade”, esclarece Ademar, comentando que essa despesa é repassada aos produtores. As guias poderiam ser encaminhadas pela internet, o que geraria menos despesa para o Estado e também para os produtores rurais.

Outro agravante está no horário de funcionamento das Agências Fazendárias de MS (Agenfas) que atendem apenas meio período.

Os pecuaristas já passam por sanções há 11 meses, ocasionados pelo foco de febre aftosa no Estado. As restrições vão desde a comercialização com 56 países (os principais mercados de carne da Europa e da América do Norte) aos baixos preços da arroba.

SIGA-NOS NO Google News