Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

FAMASUL comemora condenação dos frigoríficos pelo Cade

15 de fevereiro de 2007 - 13:17

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Ademar Silva Junior, comemorou a decisão da Procuradoria Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O Cade solicitou a condenação dos frigoríficos Minerva, Mataboi, Frigoestrela, Marfrig, Friboi, Bertin, Frigol e Franco Fabril e outros cinco executivos do setor por formação de cartel de compra, prejuízo a livre concorrência e livre iniciativa, domínio de mercado relevante, aumento arbitrário de lucros e exercício abusivo de posição dominante.

“A formação de cartel pelos frigoríficos sempre prejudicou os pecuaristas e também o consumidor final. Durante quatro anos, o produtor rural trabalhou no vermelho, com seus custos de produção acima do valor de venda”, declarou Ademar.

Dos 12 frigoríficos inicialmente investigados, apenas três foram absolvidos pelos pareceres preliminares da Secret! aria de Direito Econômico (SDE) e da Procuradoria do Cadê (Boifran-Eldorado, Tatuibi e Brasboi-Bom Charque).

Conforme a notícia veiculada no jornal O Valor, sete dos oito frigoríficos investigados produzem 725,7 mil toneladas de carne bovina por ano (49,8% no país). Os cinco empresários podem ainda ser proibidos de atuar no mercado, além de responder ação penal no Ministério Público.


Fabiane Sato

SIGA-NOS NO Google News