Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Famasul alerta: produtor deve exigir prazo para dívida

Fernanda Mathias - Campo Grande News - 13 de maio de 2008 - 14:09

A Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul) emitiu um alerta aos Sindicatos Rurais para que os produtores fiquem atentos e exijam junto aos bancos a prorrogação de vencimentos para 1º de julho e 1º de outubro. Embora haja previsão legal, por resolução de 24 de abril do Conselho Monetário Nacional, segundo a Famasul, o produtor deve pedir a prorrogação.

O alerta foi emitido a 68 sindicatos rurais do Estado. “É preciso estar atento, pois a informação da resolução é facultativa para o produtor rural e não para o banco, ou seja, é o produtor rural que decide o prolongamento do vencimento, e não o banco”, esclarece o vice-presidente da entidade Eduardo Riedel.

O prolongamento é para o pagamento das dívidas agrícolas de investimento e de custeio. Para esse último bloco de dívidas (custeio), a medida vale para as parcelas prorrogadas das safras 2003/04, 2004/05 e 2005/06.

No caso das dívidas de investimento, as parcelas que venceram ou vencerão entre 1º de abril e 30 de setembro terão o vencimento postergado para o dia 1º de outubro, sem acréscimo de juros ou outro encargo. No total, as parcelas de investimento que vencem este ano totalizam cerca de R$ 5 bilhões.

SIGA-NOS NO Google News