Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Faltam 65 mil vagas para presos no País; seis mil em MS

Jacqueline Lopes / Campo Grande News - 23 de junho de 2004 - 16:04

A população prisional brasileira ultrapassa 300 mil presos, de acordo com dados de dezembro de 2003, e o País não tem vagas suficientes para abrigar esses presos, mantendo atualmente um déficit de 65 mil vagas. As informações foram apresentadas, agora há pouco, pelo diretor do Departamento de Penitenciárias Nacional, Cleiton Alfredo Nunes, no seminário que discute o financiamento da Segurança Pública.
Em Mato Grosso do Sul, segundo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), faltam vagas para 2,8 mil presos. Com isso, a superlotação é uma agravante. Nas 25 unidades penais do Estado, com capacidade para 3,2 mil internos estão acomodados quase o dobro do previsto. São 6 mil presos em MS.
O diretor do Departamento de Penitenciárias Nacional, apesar da falta de vagas, acredita que a solução do problema do sistema prisional não é a construção de mais presídios. Ele defende o trabalho conjunto de políticas públicas sociais e prisionais dos estados e da União, que seriam desenvolvidas, antes, durante e depois da ação punitiva.
O diretor informou ainda que cada nova vaga em uma prisão custa R$ 20 mil. O evento, promovido pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, está sendo realizado no plenário 6.

SIGA-NOS NO Google News