Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/03/2004 14:01

Falta saneamento atinge mais da metade dos municípios

Cristiane Ribeiro / ABr

O tratamento de esgoto sanitário é o serviço com menor alcance no Brasil. Mais da metade (52,2%) dos 5.507 municípios brasileiros não possuíam o serviço em 2000, como mostra o Atlas do Saneamento divulgado nesta segunda-feira, Dia Mundial da Água, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o estudo, a situação pouco evoluiu a partir de 1989, quando dos então 4.425 municípios existentes no Brasil, menos da metade (47,3%) tinha algum tipo de serviço de esgotamento sanitário. Os avanços são pouco significativos 11 anos mais tarde. Neste período houve um aumento de 24% do número de municípios e o serviço de esgotamento sanitário cresceu apenas 10%. O atendimento chega ao nível mais baixo na Região Norte, onde apenas 2,4% dos domicílios são atendidos. Em seguida estão a Região Nordeste (14,7%), Centro-Oeste (28,1%) e Sul (28,1%). A Sudeste apresenta o melhor atendimento, mas, mesmo assim, cobre pouco mais da metade (53%) dos domicílios da região.

Os dados contidos no Atlas mostram que quase 20 anos depois, não foi atingida a meta definida pelo Plano Nacional de Saneamento (PLANASA) para a década de 1980, de atender 65% da população com o serviço de esgotamento sanitário. Os avanços ocorridos entre 1989 e 2000 foram localizados em municípios de maior porte, principalmente naqueles das regiões mais desenvolvidas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)