Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/04/2006 14:55

Falta de sono afeta a memória, diz estudo

Estudos sobre o cérebro revelam como o sono afeta a memória de longo prazo. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Liège, na Bélgica, usou um aparelho de ressonância nuclear magnética para ver como os voluntários arquivavam informações sobre o jogo Duke Nukem.

Jogadores que não haviam dormido resgataram informação de uma parte diferente do cérebro. O estudo, publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", explica como o cérebro arquiva e armazena informações.

Há muito os especialistas acreditam que o sono ajuda a fixar a memória. Para comprovar a teoria, os pesquisadores deram missões aos voluntários. Eles tinham de encontrar lugares em uma cidade virtual criada no videogame.

Após um período de treinamento para se acostumarem com o terreno virtual, os jogadores tiveram de achar determinados pontos enquanto os cientistas mapeavam a atividade do cérebro usando ressonância magnética.

Os exames mostraram que o hipotálamo, uma área do cérebro associada à memória, ficava mais ativo quando os jogadores tinham de resgatar informação, ou memória, para chegar a um destino.

Depois, os voluntários foram divididos em dois grupos. Um podia dormir, o outro não. Novamente, os pesquisadores pediram aos participantes que procurassem endereços nas ruas virtuais enquanto sua atividade cerebral era analisada.

Os cientistas descobriram que o grupo que tinha dormido resgatou informação de uma área do cérebro conhecida como striatum. Eles concluíram que o sono promove uma reorganização da memória, que é "transferida" do hipotálamo para o striatum.

A equipe concluiu, no entanto, que ambos os métodos de resgatar informação armazenada no cérebro são eficientes. Segundo os pesquisadores, isso significa que se por um lado a falta de sono afeta as funções cerebrais, ela não afeta o comportamento --como se pensava.

"Parece que o sono acelera os processos normais. E que a memória é reprocessada durante o sono", disse Pierre Orban, líder da equipe.



Folhaonline

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)