Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/01/2016 11:00

Falta de resultados e lesões são fatores de desistência da prática de atividade

Portal Educação Física

 

Segundo pesquisa anual realizada pelo IHRSA Global Report 2015 (International Health, Racquet & Sportsclub Association), respeitado relatório sobre o panorama do mercado mundial do fitness, o Brasil é o 2º país com maior número de academias por habitante.

A análise engloba 18 países: EUA, Brasil, Alemanha, Argentina, México, Coréia do Sul, Itália, Canadá, Reino Unido, Japão, Espanha, Índia, Rússia, Austrália, França, China, Arábia Saudita, África do Sul.

De acordo com o levantamento, hoje o Brasil possui cerca de 31.800 academias distribuídas de norte a sul do país. Porém, apesar de registrar 7,952 milhões de alunos, a taxa de penetração da população em academia é de apenas 3,97%.

Já números da Fitness Brasil, empresa que há 27 anos atua no mercado de fitness, saúde e bem-estar no Brasil e na América Latina – responsável pelos principais eventos do segmento, a mensalidade brasileira gira em torno de USD26, e é um dos fatores menos relevantes para a prática de atividade física. “Isto é um sinal claro que, se melhorarmos o serviço prestado, o número de praticantes tende a crescer muito”, acredita Gustavo Almeida, diretor executivo da Fitness Brasil.

Dados de uma pesquisa do IBGE (“A prática de esporte no Brasil” – http://www.esporte.gov.br/diesporte/2.html), relata que dos 25,6% praticantes de atividade física, apenas 12,3% estão em academias e apenas 1,4% abandonam os exercícios por motivos econômicos. Outro grande fator de desistência é a falta de resultados (6,1%), mesmo tendo 28,3% dos praticantes terem recebido orientação de um profissional de educação física.

A pesquisa ainda mostra que jovens entre 16 e 24 anos estão desistindo cada vez mais de praticar atividade física. O índice de desistência nesta faixa etária chega a 45%. Destes, apenas 28,3% receberam orientação de um profissional de educação física e que 6,1% indicam problemas na prática de exercícios e falta de resultados como motivos para a desistência.

A notícia assusta e coloca o problema frente a frente com a principal discussão do esporte brasileiro: a falta de incentivo na formação de novos atletas. Há um ano das Olímpiadas Rio-2016, o desafio continua. “A atividade física orientada e a conscientização de que o educador físico é a figura principal para que os índices de abandono por falta de resultados ou lesão seja menor deve ser vista como prioridade”, destaca Almeida, acrescentando que “nosso maior legado é apostar e acreditar na educação física como transformadoras de vidas. Já passaram pelos nossos congressos e treinamentos mais de 145 mil profissionais em 25 anos de história da Fitness Brasil. Estamos fazendo a nossa parte”, conclui o diretor.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)