Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/04/2004 14:49

Falta de informação atrasa processo de concessão

AgPrev

Cerca de 200 solicitações de pesquisas para confirmar vínculos empregatícios dos trabalhadores são registradas mensalmente na Gerência Executiva do INSS em Salvador (BA). Do total de pesquisas, 70% são concluídas dentro de 60 dias, o que não significa resultados favoráveis aos segurados. Quando não há registros de empregos na Carteira Profissional, um pesquisador do INSS vai até a empresa onde o cidadão trabalhou, para validar as informações. Muitas vezes as empresas não são encontradas porque já foram extintas ou sofreram algum sinistro (incêndio, inundação, desabamento).

Manter a Carteira de Trabalho e Previdência Social atualizada evita a geração de pesquisas sobre vínculos empregatícios e atrasos na concessão dos benefícios do INSS. Todo cidadão pode fiscalizar a empresa em que trabalha e verificar se os recolhimentos para a Previdência Social estão sendo feitos corretamente. Para isso, basta acessar o site www.previdencia.gov.br, clicar em "Serviços" e cadastrar uma senha para o PREVCidadão. A partir daí, é só fazer as consultas desejadas.

Em Salvador, a Gerência do INSS, com 378.747 benefícios mantidos, vem alertando os trabalhadores que perderam a Carteira de Trabalho para que, ao tirarem a segunda via do documento e pedir a transcrição do contrato de trabalho, não deixem de solicitar a cópia da ficha de registro carimbada e autenticada pelos empregadores. Segundo a chefe do Serviço de Reconhecimento Inicial de Direitos da gerência, Aidil Mendes, isso é necessário porque o INSS não reconhece registros de empregos anteriores à data de emissão da carteira.

Segunda via - De acordo com a Delegacia Regional do Trabalho na Bahia (DRT), 20% das Carteiras de Trabalho emitidas este ano são segundas vias. “Desde o dia primeiro de julho de 1994, os registros de empregos que constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) são válidos para o requerimento de benefícios na Previdência, mas para os vínculos anteriores a comprovação é feita por meio da Carteira de Trabalho”, afirma Aidil.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)