Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Falta de informação atrasa processo de concessão

AgPrev - 13 de abril de 2004 - 14:49

Cerca de 200 solicitações de pesquisas para confirmar vínculos empregatícios dos trabalhadores são registradas mensalmente na Gerência Executiva do INSS em Salvador (BA). Do total de pesquisas, 70% são concluídas dentro de 60 dias, o que não significa resultados favoráveis aos segurados. Quando não há registros de empregos na Carteira Profissional, um pesquisador do INSS vai até a empresa onde o cidadão trabalhou, para validar as informações. Muitas vezes as empresas não são encontradas porque já foram extintas ou sofreram algum sinistro (incêndio, inundação, desabamento).

Manter a Carteira de Trabalho e Previdência Social atualizada evita a geração de pesquisas sobre vínculos empregatícios e atrasos na concessão dos benefícios do INSS. Todo cidadão pode fiscalizar a empresa em que trabalha e verificar se os recolhimentos para a Previdência Social estão sendo feitos corretamente. Para isso, basta acessar o site www.previdencia.gov.br, clicar em "Serviços" e cadastrar uma senha para o PREVCidadão. A partir daí, é só fazer as consultas desejadas.

Em Salvador, a Gerência do INSS, com 378.747 benefícios mantidos, vem alertando os trabalhadores que perderam a Carteira de Trabalho para que, ao tirarem a segunda via do documento e pedir a transcrição do contrato de trabalho, não deixem de solicitar a cópia da ficha de registro carimbada e autenticada pelos empregadores. Segundo a chefe do Serviço de Reconhecimento Inicial de Direitos da gerência, Aidil Mendes, isso é necessário porque o INSS não reconhece registros de empregos anteriores à data de emissão da carteira.

Segunda via - De acordo com a Delegacia Regional do Trabalho na Bahia (DRT), 20% das Carteiras de Trabalho emitidas este ano são segundas vias. “Desde o dia primeiro de julho de 1994, os registros de empregos que constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) são válidos para o requerimento de benefícios na Previdência, mas para os vínculos anteriores a comprovação é feita por meio da Carteira de Trabalho”, afirma Aidil.

SIGA-NOS NO Google News