Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

24/10/2017 08:00

Falta de condições de acessibilidade expõe pessoas com deficiência a estresse

TST

A professora Marineia Crosara de Resende, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia e gestora do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, participou na manhã desta sexta-feira (20) do IV Seminário Internacional Trabalho Seguro e abordou a questão dos transtornos mentais relacionados ao trabalho sob o enfoque da pessoa com deficiência. A professora chamou a atenção para o fato de que muitos trabalhadores com deficiência são alvo de “bullying” devido à falta de cumprimento das normativas de acessibilidade, e essa situação muitas vezes acaba por se transformar num transtorno mental.

Segundo Marineia, mesmo com o sistema protetivo criado pela Constituição Federal de 1988, ainda hoje as pessoas com deficiência se encontram em um patamar diferenciado em relação ao restante da população, principalmente nas questões relacionadas ao trabalho. Entre outros aspectos, ela apontou o descumprimento da Lei de Cotas por parte das empresas. “A reserva de vagas é extremamente necessária para que se promova a inclusão dessas pessoas nos diversos espaços”, afirmou.

A expositora destacou a obrigatoriedade de se tratar com atenção os cinco seguimentos da deficiência: visual, física, auditiva, intelectual e mental. “É preciso olhar o fenômeno de outra forma, até porque somos 23,9% da população brasileira”, assinalou. “Precisamos deixar de ser vistas como objeto de tratamento médico e de caridade, e sim como seres de direito, com toda a dignidade inerente a qualquer outra pessoa”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 19 de Novembro de 2017
11:00
Mundo Fitness
Sábado, 18 de Novembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 17 de Novembro de 2017
19:49
Cassilândia
10:28
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)