Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/01/2007 16:19

Falta de capacitação atrasa Defesa Civil no MS

Preocupado com a situação de chuvas intensas que atinge muitos municípios de Mato Grosso do Sul, o coordenador estadual de Defesa Civil (Cedec/MS), coronel Ociel Ortiz Elias, alerta que a falta de capacitação e a não indicação de coordenadores nas Comdec (Coordenadorias Municipais de Defesa Civil) podem atrasar o atendimento no âmbito da defesa civil.

“Hoje os 78 municípios do Estado já contam com uma Comdec, porém, em 22 cidades os prefeitos ainda não nomearam seus coordenadores, e mesmo entre as que já existem coordenadores nomeados, apenas cinco conta com pessoal treinado para situações de emergência”, revela.

Diante da situação da defesa civil no Estado, Ortiz revela que a prioridade número um da Cedec será capacitar todas as coordenadorias municipais de defesa civil do Estado e fomentar a ativação das que ainda não existem coordenadores nomeados.

“A qualificação pode acelerar o atendimento das situações de emergência no Estado. Para isso, encaminhamos no dia 3 de janeiro um pedido à Secretaria Nacional da Defesa Civil objetivando montar um calendário de cursos de capacitação em Campo Grande. Assim que for confirmado iremos iniciar os treinamentos”, declara.

Atualmente o Estado possui o município de Tacuru em situação de emergência homologado. Os danos provocados pelas chuvas no fim do mês de dezembro causaram a queda de nove pontes na região, destruição de dois dutos de captação de água sob a MS 160, além de outros danos nas ruas e no sistema de abastecimento e tratamento de água, causando prejuízos estimados em R$ 5 milhões. A expectativa agora é que a secretária nacional da defesa civil também reconheça a situação e habilite a vinda de recursos federais para a reconstrução do município.

Neste ponto, Ortiz destaca a importância das Comdec na elaboração dos Avadans (Relatórios de Avaliação de Danos) que são responsáveis pela homologação da situação do município. “O pessoal dos municípios precisa estar bem capacitado para preencher estes formulários rápida e corretamente. Se não ocorrer isto, o Estado ou o governo federal não pode homologar a situação dos municípios”, destaca.

Outro município que foi atingido pelas chuvas é Bataiporã, onde no dia 9 deste mês, 400 residências foram inundadas, deixando 220 moradores desalojados e 60 desabrigados. O município decretou situação de emergência e aguarda homologação do Estado. Em Santa Rita do Pardo, o município ainda está elaborando o Avadan, mas sabe-se que oito pontes foram danificadas, isolando a área rural do município, prejudicando diretamente a subsistência de 700 produtores de leite que não têm para onde levar a sua produção.

Também com dificuldades econômicas, Japorã registra danos em área de assentamentos rurais e de áreas indígenas. As chuvas destruíram parte da produção nestas comunidades. Os técnicos do município também estão elaborando o levantamento dos prejuízos causados na região.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)