Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Falta de ar

BabyCenter Brasil - 04 de fevereiro de 2016 - 09:00

Ponto principal: uma leve sensação de falta de ar é normal durante a gravidez, principalmente no final, desde que não seja acompanhada de outros sintomas, como febre. Se você já tinha asma ou problemas respiratórios antes de engravidar, fale com o médico.

Estou com falta de ar ultimamente. É normal?

É bastante comum ter falta de ar ao longo de toda a gravidez. Nos estágios finais, o útero começa a pressionar o diafragma contra os pulmões, e a sensação de falta de ar fica mais frequente, em especial se o bebê está mais para cima na sua barriga.

Na verdade, é mais uma sensação do que uma dispnéia propriamente dita. A falta de ar também é atribuída, além das causas mecânicas, ao aumento da concentração de progesterona no corpo.

Caso você tenha falta de ar e febre, ou se a falta de ar for muito repentina e forte, procure atendimento médico.
Quanto tempo essa sensação vai durar?

Na maioria das mulheres grávidas pela primeira vez, o bebê "encaixa" na pelve por volta de 36 semanas. Com isso, a barriga fica mais baixa e a falta de ar costuma melhorar.
Quando a falta de ar passa a ficar preocupante?

A falta de ar é normal durante a gravidez, mas se você tiver outros sintomas alarmantes, como dor no peito, palpitação, coração disparado ou pés e mãos gelados, procure o médico.

A dispnéia também pode ser sinal de anemia. Peça ao seu médico um exame de sangue se faz tempo que você fez o último. Se você tiver asma, discuta o problema com o obstetra.
A falta de ar afeta o bebê?

Não. Fique tranquila, seu bebê vai receber o oxigênio de que precisa. Seu sistema respiratório se adapta durante a gravidez para que seu corpo processe o oxigênio com mais eficácia.

SIGA-NOS NO Google News