Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Falso jornalista que transportava 17 kg de ouro é preso na divisa de MS com SP

José Luiz Lançoni, Região Noroeste - 06 de junho de 2013 - 08:49

Ouro foi extraído de minas em Mato Grosso. (Foto: Divulgação)
Ouro foi extraído de minas em Mato Grosso. (Foto: Divulgação)

Um homem foi preso na manhã de ontem (05) na Rodovia SP-320 (Euclides da Cunha) na divisa dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul transportando em um veículo de passeio 17 quilos de ouro que estavam acondicionados em vários pacotes distribuídos nas vestes do preso e no porta-malas do carro.

Uma equipe do TOR (Tático Ostensivo Rodoviário) da Polícia Militar abordou o veículo, oriundo do Estado de Mato Grosso, após a entrada dele no Estado de São Paulo, nas proximidades da divisa paulista com o Estado de Mato Grosso do Sul.

Após a abordagem policial, o motorista, um paulistano, de 41 anos, identificou-se inicialmente como cinegrafista profissional de uma rede nacional de TV e apresentou crachá e colete com a logomarca da empresa.

Em razão do nervosismo do preso, foi realizada um busca minuciosa no veículo e o metal precioso foi encontrado.

Ele confessou que ele não era cinegrafista e que o crachá e colete foram entregues pelos donos do ouro com o objetivo de intimidar policiais que quisessem vistoriar o veículo em barreiras no decorrer do trajeto.

De acordo com o preso, ele fazia o transporte do ouro do Estado de Mato Grosso (Cuiabá) e parte seria entregue em São José do Rio Preto (SP) e o restante seria entregue na sede de uma empresa paulista que comercializa o metal precioso na capital de São Paulo.

O veículo de passeio utilizado no transporte é de propriedade da empresa.

O metal precioso é extraído em garimpos do interior de Mato Grosso e posteriormente é transportado em pequenas quantidades até as capitais do país onde é comercializado. Parte do material apreendido estava acompanhada de notas fiscais, porém, a autenticidade das mesmas será verificada posteriormente assim como a conduta dos proprietários da empresa que utilizaram meios impróprios para o transporte de tamanha quantidade de metal precioso.

O restante do ouro apreendido, que estava desacompanhado de notas fiscais, ocasionou a prisão em flagrante delito do picareta pelo crime tipificado na lei 8.176/91 com pena máxima de 5 anos de prisão. Em razão da pena máxima, somente o juiz poderá arbitrar fiança.

A PF de Jales (SP) continuará as investigações com o intuito de desvendar possível esquema criminoso relativo à extração e comercialização ilegal de ouro proveniente do Estado de Mato Grosso assim como verificar a possível participação de outras empresas e indivíduos no negócio ilegal.
O preso e o material apreendido foram levados à sede da Delegacia de Polícia Federal em Jales (SP).

Ele será ouvido pela autoridade policial e posteriormente será encaminhado ao presídio de Santa Fé do Sul (SP) onde permanecerá à disposição da Justiça.

O ouro apreendido será periciado e posteriormente custodiado em Instituição Financeira da região aguardando decisão judicial sobre o seu destino.

SIGA-NOS NO Google News