Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Falhas apontadas pela UE são repassadas ao governo

07 de março de 2008 - 16:43

As falhas apontadas pela UE (União Européias) durante as inspeções que estão sendo feitas em fazendas de pecuária de corte em cinco Estados brasileiros têm sido repassadas a representantes do Ministério da Agricultura, em Brasília. Técnicos do governo federal e dos Estados que acompanham as visitas têm conversado com freqüência, pessoalmente ou por telefone, com a equipe da Secretaria de Defesa Agropecuária, que é responsável, desde 2007, pelo sistema de rastreabilidade.

Nas conversas, os brasileiros relatam os problemas encontrados pelos europeus nas fazendas, mas a posição do Ministério é de esperar o relatório que será elaborado pelas autoridades européias antes de propor alterações no modelo de rastreabilidade. "Precisamos esperar pelo relatório", contou uma fonte.

O controle na movimentação de animais é uma das principais queixas. Uma alternativa que está sendo avaliada pelo governo brasileiro é ampliar o controle sobre as empresas certificadoras que serão responsáveis pelo processo de rastreabilidade dos rebanhos.

O governo não descarta a possibilidade de descredenciar empresas que não cumprem as regras. Atualmente 48 empresas são autorizadas pelo ministério. Desse total, 20 podem ser cortadas.



Agência Estado

SIGA-NOS NO Google News