Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Falha no sistema interligado deixa 7 cidades de MS sem energia

Correio do Estado - 04 de fevereiro de 2014 - 17:19

A falha em uma linha de energia que liga o Norte ao Sudeste provocou falta de luz em Miranda, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana, Anastácio e parte de Campo Grande, informou a concessionária responsável pelo abastecimento no Estado, Enersul. O fornecimento foi interrompido às 13h03min e o abastecimento voltou ao normal às 14h57min.

Segundo a empresa, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela gestão do sistema nacional, o qual a Enersul está interligado, solicitou que fosse reduzida a demanda em 14%, que impactou na falta de energia nesses municípios, sendo que 4% dessa área reduzida fica na Capital.

Segundo o primeiro informativo da ONS, a “perturbação no Sistema Interligado Nacional” ocorreu entre o município de Colinas (TO) e a região de Serra da Mesa (GO), provocando a interrupção do fornecimento de cerca de 5 mil MW (megawatts).

“Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema”, diz o comunicado.

'Risco zero'
Na segunda-feira, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que é “zero” o risco de faltar energia no país, por conta da falta de chuvas e queda no nível dos reservatórios de hidrelétricas.

Ele anunciou, porém, que o governo já estuda novas medidas para evitar que a conta pelo maior uso das usinas térmicas e devido à alta no valor da energia seja repassada de uma vez aos consumidores.

De acordo com o último levantamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no domingo (2) os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste registravam armazenamento médio de 39,98%. As hidrelétricas dessas duas regiões são responsáveis por cerca de 70% da produção de energia no país.

SIGA-NOS NO Google News